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Inbound Marketing Brasil

As mudanças de funções dos profissionais de SEO

A evolução das atribuições dos profissionais de SEO e as implicações dessas mudanças no trabalho do dia a dia

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Olá pessoal, como estão?

Andei dando uma pesquisada aqui, uma fuçada ali e encontrei umas considerações de um dos papas do SEO e um dos fundadores do SEOMoz, o Rand Fishkin, que descreve a evolução das atribuições e do trabalho de um profissional de  SEO desde os primórdios em 1999 até o advento do Google Panda em 2011.

Inicialmente, de 1999 à 2003, as atribuições de SEO eram divididas em quatro grupos, a saber :

  • Acessibilidade –  Saber se o site era encontrado pelos crawlers do Google e se o conteúdo poderia ser lido pelos mesmos;  Desenvolver uma arquitetura que fosse amigável aos mesmos e limitar a duplicação do conteúdo; Uso de HTML sitemaps;
  • Keywords –  Pesquisa básica de keywords, focando em otimização de  keywords on-page e textos âncoras no próprio site;
  • LinkBuilding –  Feito dentro da network do dono do site; Uso intensivo de cadastro em diretórios; Uso de sites  e blogs pessoais para gerar links;
  • Busca Vertical – apenas por imagens;

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Então houve uma evolução na web e o advento da web2.0, que podemos limitar como sendo o período de 2003 à 2008, e a profundidade das tarefas de SEO mudou um pouco em relação às anteriores. Temos agora :

  • Acessibilidade – Uso de XML sitemaps; Controle de conteúdo relevante x imagens e gráficos; Uso da tag canonical para definir qual a url que realmente é relevante, evitando o problema de conteúdo duplicado; Uso de links nofollow para efeitos de PageRank;
  • Keywords – Análises mais difíceis de keywords, bem como o uso de keywords em imagens; Controle de manipulação de keywords, principalmente em rodapés de página;
  • LinkBuilding – Agora o network se extende às mídias sociais para alavancar os links; Uso de táticas de PR e Press Releases Otimizadas; Uso de conteúdo gerado por terceiros; Criação de widgets e distribuição de “crachás” virtuais (badges) para usuários colocarem em seus sites e perfis pessoais (ser parte de algo motiva pessoas a criarem links); Uso de conteúdo que possa ser incorporado à sites e midias sociais  de terceiros, como por exemplo o “embeded” do youtube, entre outras ações;
  • Busca Vertical – Uso da busca local e Google Maps e Places; Busca em plataformas de vídeo como Vimeo, Youtube, Tubemogol; Otimização para  Comparadores de preços( Buscapé, Zura, BoaDica, etc…);

 

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Nos últimos 3 anos o que temos visto é um cenário completamente diferente, muito em função da maturidade do usuário quanto ao uso da rede e também em função das tendências de marketing que afetaram substancialmente o mercado de SEO nestes últimos anos.

Entre os fatores citados por exemplo, pelo Fishkin, cito:

Sendo assim, vamos às diversas  mudanças nas funções dos profissionais de seo atuais, com um número muito maior de responsabilidades e consequentemente maior de importância dentro da estratégia de qualquer negócio online:

  • Acessibilidade – criar sites que os crawlers possam rapidamente encontrar e indexar
  • Estratégia de Conteúdo e Geração de Conteúdo – Elaborar planos e estratégias para utilizar os recursos disponíveis na empresa para a criação de conteúdo relevante, que possa ser lido, compartilhado e curtido. Possibilitar que a criação de conteúdo relevante possa ser segmentada em diferentes fontes, como artigos de blogs, infográficos, apps, ferramentas, etc…
  • Otimização de Google Mapas para Busca Local – Otimização para aparecer na Busca Local e portais, tanto na web como na mídia social, bem como monitoramento da busca local .
  • LinkBuilding – Pesquisa e busca de oportunidades de aquisição de links
  • Busca Vertical – Otimização de imagens, vídeos, notícias, telefones e endereços canônicos, social media, produtos, comparadores de preços, etc…
  • Mídia Social e Gerenciamento de Comunidades – Engajamento da marca no Twitter, Facebook, Google +1, Plataformas de  Social Bookmarking e  Social News para aumentar seu alcance web bem como Criar e participar de conversações ao redor de sua marca de maneira positiva visando gerar reconhecimento e lealdade dos consumidores.
  • Monitoramento de Reputação Online – Observando os resultados de Busca em torno de sua marca, nas observações preliminares na mídia social e no conteúdo web para medir o sucesso e  possíveis danos na imagem das Cias.
  • Pesquisa e Target de Keywords – Escolher as melhores e mais adequadas keywords e empregá-las de forma correta.
  • Alcance da network – Aprimorar a amplitude, profundidade e alcançe da rede social para atingir um número maior de possíveis consumidores e conexões

É pessoal, muita coisa e muita responsabilidade nas costas da galera do SEO, e tem gente que acha que SEO é só mudar umas tags e uns titles que está tudo resolvido.

E vocês, têm tido muito trabalho com suas tarefas de SEO? Contem para gente.

Um Grande abraço e até a próxima!

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