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Como Medir o ROI (retorno sobre investimento) nas Mídias Sociais.

 

O ROI (retorno sobre investimento) nas ações de mídia social. As métricas possíveis de serem monitoradas.

 

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roi da mídia social

Olá pessoal

Ao falarmos de mídias sociais geralmente encontramos uma vasta gama de experiências individuais daquelas pessoas que c0nhecemos, todo mundo tem uma opinião: nossos pares no trabalho, nossos amigos, nossa família, nossa própria experiência com o uso das mídias sociais em nosso dia a dia.

Mas quando o assunto é sobre a efetiva aplicação dessas ferramentas no dia a dia das empresas com o claro objetivo de aferir lucro em sua utilização, sempre pairou no ar a questão relacionada ao retorno sobre o investimento ROI das ações em mídia social. E depois de alguma pesquisa e observação , posso afirmar que, como em todas as áreas de nossa vida, a questão é de se saber “qual parafuso apertar!”.

Vivemos num tempo maravilhoso em que nunca mais teremos que aturar chefes e clientes que “acham” o tempo todo. Com o uso de ferramentas corretas, podemos responder à mais perguntas do que podemos formular. E neste artigo falarei rapidamente sobre quais perguntas devemos fazer para entendermos melhor nossa comunidade.   Pensemos em 5 fatores:

  • Alcançe

  • Frequência e Tráfego

  • Influência

  • Conversões e transações

  • Sustentabilidade

Alcance

  • Até onde a história foi? Qual o número de links, número de twetts e RT, ou número de fãs no Facebook?

  • Veja no  o Yahoo!SiteExplorer para ver quantos inbound links apontam para a url em pauta.

  • Utilize o WebsiteGrader para verificar a autoridade SEO da url.

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inbound links dão autoridade

Frequência e tráfego

  • quantas visitas ? ( ver no Google analytics e veja o número de impressões no período)

  • Se você estiver aumentando o seu tráfego e não estiver fazendo nenhuma ação comercial, com certeza é a Mídia Social. Compare quantas visitas tinha antes e quantas obteve após o início da campanha.

Influência

  • As conversas estão relacionadas ao seu negócio? Sua proposta de valor é notável?

  • As pessoas estão discutindo a questão ou só olhando, comentando etc?

  • Se há influência, há grandes possibilidades de conversões e viralidade.

Conversões e transações

  • As pessoas estão clicando em outras partes da página, desde o lançamento da peça viral?

  • Estão fazendo o download que vc sugeriu?

  • Vc está vendo aumentarem o número de transações? O Número de cadastros? E as vendas?

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    os números devem estar aumentando

Sustentabilidade

  • Quanto tempo os usuários ficarão com vc após a campanha ter se fixado em suas mentes?

  • Eles realmente estão acompanhando vc ou seguiram em frente?

  • Eles estão com vc durante a campanha ou te seguirão ao longo do tempo? Ou te abandonarão?

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    encontre seu publico
  • Responda as perguntas:

  • Quem é seu target?

Verifique a Qualidade do Alcançe e da Influência –

 

Inicie e mergulhe de cabeça. Social Media é comprometimento de longo prazo com acompanhamento constante. Foque-se na sua comunidade sempre com a mentalidade de dar e receber. É o ganha ganha provado na prática.

E vocês, têm conseguido mensurar o resultado de seus esforços em mídia social?

Contem para gente.

Grande abraço.

 

 

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    Consultoria Inbound Marketing no Rio de Janeiro pioneira no Inbound Marketing desde 2009, a Inbound Marketing Brasil ajuda Empresas e Agências Digitais à implementarem e obterem o máximo de resultados com inbound marketing.

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