"

Setup Menus in Admin Panel

Inbound Marketing Brasil

Como medir o sucesso de seu Blog

As métricas que realmente valem a pena serem conferidas

para saber se seu blog realmente é um sucesso.

metricas-300x228Olá pessoal,

Finalizando a série de 3 artigos  Crie um Blog e seja encontrado , falaremos hj sobre o que é relevante medir para saber se estamos na direção correta.

Nós podemos utilizar uma enorme variedade de métricas para aferir o sucesso de um blog, mas aqui irei apresentar as que realmente têm relevância para seu aprimoramento, continuidade e correções, que quase sempre são necessárias.

Antes de mais nada você deve marcar um ponto inicial para que sirva como referência.

Em primeiro lugar você deve medir o número de pessoas  que subscrevem ao seu blog ao longo do tempo, tanto por Email quanto por RSS .

Em seguida meça o número de visitantes ao longo do tempo, o número de Leads qualificados que se originam em seu blog e finalmente o número de Consumidores adquiridos que encontraram você por intermédio de seu Blog .

Ao obter esses dados, compare-os com os outros canais que geram Visitantes, Leads e Consumidores , como o Google e os sites de Mídia Social, bem como outros canais do Mix de Marketing Tradicional, como anúncios, feiras, congressos, telemarketing e outros caso existam.

Depois de  6 meses a um ano medindo estes índices e ajustando as correções, você perceberá que seu Blog se transformará numa das melhores fontes de consumidores que você terá.

Você também deverá medir  a performance de cada artigo de seu blog ao longo do tempo e atentando às seguintes métricas:

  • data
  • autor
  • visitantes
  • comentários
  • links.

Ao reunir todas essas informações, aí poderemos começar a fazer  umas análises muito interessantes.

Por exemplo, podemos verificar quais títulos estão tendo maior acesso, que autor agrada mais, que tipo de conteúdo é mais acessado e por aí vai. Use essas considerações e incremente o conteúdo do seu blog. Você  poderá perceber que existem artigos antigos que começaram a ser mais acessados ( isso mostra uma tendência?), poderá confirmar que determinado autor tem mais autoridade/relevância que outros, poderá perceber quais assuntos estão gerando mais comentários….

Uma execelente referência para saber como você está se saindo na blogosfera é medir o número de Links que apontam para seu blog ao longo do tempo, e caso este número  esteja crescendo é um ótimo sinal, visto que para o Google, os Inbound Links são de longe, a métrica mais relevante. Ah, e o incremento de tráfego gerado por esses Links, é claro.

E é isso.

E vocês, têm efetuado as métricas corretas?  Contem pra gente.

Gde abraço.  Semana que vem começarei a série de artigos sobre Como ser Encontrado No Google.

Até lá!

 

10 responses on "Como medir o sucesso de seu Blog"

  1. Epic. I found your site on google searching for something totally unrelated, and now I’m going to have to go back and read through the old posts XD Good bye free time today, but this was a really spectacular find.

  2. Thanks for making such a valuable blog, sincerely Kobos Mathers.

    Gucci Shoes

  3. great information you write it very clean. I am very lucky to get this tips from you.

  4. great share, great article, very usefull for me…thank you

  5. Nice Information.. Thx for sharing this

    information

  6. Seu site é bem interessante. Sempre venho visitar e ver as novidades.

  7. Foto de perfil de Luiz Carlos Conte

    Olá Bruno, espero que coloque mesmo em prática e depois me diga sobre seu progresso. RSS são feeds que atualizam as informações de uma determinada página e facilitam a sua vida pois vc não precisa ficar indo toda hora nesta página para saber se ela foi ou não atualizada. Imagine uma newsletter? É o mesmo conceito, só que com uma ferramenta que pode agregar várias “newsletters” diferentes num mesmo lugar. Deu pra entender a analogia? Use o Google Reader pra começar e navegue em cada bom site ou blog que vc gosta de ler e “assine” o RSS deles e vá tentando. Vc verá que é uma enorme mão na roda. É isso. gde abraço

  8. Olá Luiz Carlos, muito interessante o post, deveras é a importância de um blog alinhado, o meu andou por uns tempos “abandonado”, mas vou seguir suas dicas e outras mais, tenho uma dúvida a cerca do RSS, se possível gostaria de saber mais sobre.

    Abc.

Leave a Message

Sobre a Inbound Marketing Brasil

Consultoria Inbound Marketing no Rio de Janeiro pioneira no Inbound Marketing desde 2009, a Inbound Marketing Brasil ajuda Empresas e Agências Digitais à implementarem e obterem o máximo de resultados com inbound marketing.

Nossa Consultoria Inbound Marketing contempla desde a definição de seus personas, passando pelo desenvolvimento de estratégias até a implementação e treinamento em ferramentas de automação em inbound marketing, atendendo uma demanda crescente em serviços especializados em aumento de tráfego, leads e vendas.

Criadores da Inbound School, também desenvolvemos plataformas de cursos online para Empresas e Agencias criarem um Ambiente de Ensino à Distância para si próprias e seus clientes.

Inbound Marketing Brasil.
Não Procure. Seja Encontrado !

Certificações

Lamp

Lamp
""