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Como ser encontrado no Google 1/4

Como atrair visitantes qualificados para seu website

Aprenda como funciona a  maior e melhor ferramenta de busca que existe, nosso oráculo, o Google .

google_futuro-300x225Você já usou o Google hoje?

Garanto que não foi apenas uma única vez, não é mesmo? As chances são ENORMES.

De acordo com uma pesquisa feita nos EUA, apenas em Abril de 2009 foram realizadas cerca de 13 BILhÕES de buscas no Google, número que contrasta com as 22.000 buscas realizadas em todos os outros mecanismos de busca juntos.

Dá pra notar porque o Google é nosso oráculo e é bem provável que algumas destas bilhões de buscas estejam relacionadas a seus produtos e serviços.

Indo direto ao ponto, posso afirmar: Se seu negócio não for encontrado no Google meu amigo, você está morto. E perdendo uma gigante oportunidade de gerar leads, que provavelmente estão sendo direcionados e adquiridos por seus concorrentes.

Outra coisa a ser observada é sobre o comportamento das pessoas que estão utilizando o Google: Elas estão procurando por alguma coisa…. um serviço, um produto, um review, uma pesquisa escolar, para o trabalho…. E você deve estar atento à possibilidade de posicionar sua mensagem para essas pessoas no momento em que elas estão mais propensas a recebê-la, que é na hora da busca. Se as pessoas estão procurando por assuntos relacionados à seu negócio, é melhor você aparecer por lá. Pode parecer óbvio que as pessoas no google estão procurando algo, mas é importante para diferenciar do perfil dos usuários de Blogs. Os leitores de blogs geralmente estão atrás de aprendizado ou de entretenimento e não existe uma busca específica.

Orgânico x Pay Per Clic (PPC)

adwordsxorganico-300x272A imagem retrata uma SERP ( search engine rank page) do google, onde percebemos 2 áreas distintas onde a área 1 refere-se aos resultados Orgânicos( ou naturais) e a área 2 aos Links Patrocinados ( ou PPC) . Os Links Patrocinados ( área 2) basicamente são anúncios onde você paga por cada clique dado em seu resultado. Funciona mais ou menos assim: Você oferece ao Google a quantia que está disposto a pagar por cada clique dado em seu anúncio toda vez que ele for acessado por alguém que efetuou uma busca de uma determinada palavra chave e esta quantia está relacionada também com a quantia oferecida por seus concorrentes, num verdadeiro leilão. Mas esse assunto será o tema do artigo que publicarei ao fim desta série de como ser encontrado no Google. Voltemos então, aos resultados Orgânicos (área 1) . Os resultados Orgânicos são baseados na geração de um conteúdo relevante e na percepção, pelo Google, da página de maior valor para aquela determinada busca.

Em relação aos resultados totais do Google, os resultados orgânicos representam 75% dos cliques e os Links Patrocinados representam 25%. E o que isso nos mostra?

Mostra que você pode obter muiiiiiito mais tráfego se sua página estiver bem colocada para determinadas palavras chaves do que se você quiser pagar para estar bem posicionado nas mesmas palavras chaves nas campanhas de PPC. E é obvio que o que você quer é o tráfego orgânico ( gratuito) ao invés de pagar por isso.

E é por isso que SEO ( search engine optimization) é o que há. Você vai querer aumentar as chances de sua página aparecer o mais próximo possível das primeiras posições quando uma busca for feita para as palavras chaves relacionadas à seu negócio.

Normalmente quando fazemos uma busca no Google, são apresentados 10 resultados por página ( SERP) , sendo assim os 10 resultados mais importantes aparecem na primeira página, os outros 10 seguintes na segunda página e assim por diante. E é importante sabermos da importância de se figurar na primeira página do Google, uma vez que estatísticamente foi comprovado que 89% do tráfego é gerado nesta página e também que a maioria das pessoas não vai além da primeira página. E mesmo na primeira página os números são relevantes: cerca de 42% dos cliques ocorrem no resultado N1.

Visto isso, percebe-se que quanto mais bem posicionado para determinada palavra chave você for, mais tráfego qualificado irá gerar para seu website. E o entendimento e a prática de como funcionam os mecanismos de busca é conhecido por SEO ( search engine optimization), que falaremos a respeito nos próximos artigos.

E vocês, o que fazem para serem encontrados?

Até a próxima semana.

10 responses on "Como ser encontrado no Google 1/4"

  1. Foto de perfil de Luiz Carlos Conte

    Olá Truli. Geralmente os resultados não costumam aparecer antes de 8 a 12 meses. É um atrabalho árduo, diário, mas que ao final irá gerar links “perenes” para vocês. Mas o “tutorial” já é um ótimo norte. não desistam e conversem conosco mais `a frente. gde abraço

  2. Olá, adorei este tutorial, mas ainda não estou conseguindo aparecer no google… http://www.truli.com.br

  3. great site 😀 I’m definitely looking forward to reading more articles

  4. Foto de perfil de Luiz Carlos Conte

    Obrigado pela visita. Espero que possamos manter o nível do conteúdo atualizado.

  5. Bom desenvolvimento de teoria. Bem que eu saibia que seu site seria um bom blog.

  6. Seu site foi para meus bookmarks hoje. Valeu a visita.

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Sobre a Inbound Marketing Brasil

Consultoria Inbound Marketing no Rio de Janeiro pioneira no Inbound Marketing desde 2009, a Inbound Marketing Brasil ajuda Empresas e Agências Digitais à implementarem e obterem o máximo de resultados com inbound marketing.

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