"
Inbound Marketing Brasil

Como ser Encontrado no Google 2/4

Entendendo o funcionamento do Google para fazer nossas páginas serem encontradas.

detetivegoogle1-264x300Olá pessoal,

Dando sequência ao último post Como ser encontrado no Google , falaremos um pouco sobre como o funciona o mecanismo do Google, porque o algoritmo, só o Sergei e o Page.

Em tese, o funcionamento é bem simples, pois o Google basicamente realiza 2 tarefas:  Vasculha a internet à procura de websites e vai indexando-os; Utiliza seu algoritmo ( seu software interno, seu DNA) para escolher a melhor opção entre todos os websites indexados como resposta à determinada pesquisa.

Para que uma determinada página apareça bem posicionada para uma determinada palavra-chave,  é necessário que o Google tenha indexado esta página no seu index e que considere-a a melhor opção para aquela pesquisa. Se seu website não é nem indexado pelo Google, aí já fica difícil.

E como fazer para ser indexado? Simples. É necessário apenas que alguma página em toda a rede tenha um link apontando para seu website.  Há alguns anos atrás alguns consultores de SEO ( search engine optimization) cobravam pelo serviço de submissão manual, mas hj em dia qqer um que saiba ligar um computador é capaz de realizar. Use o Google Add URL . Essa parte é a parte fácil. O grande desafio é estar bem posicionado.

E o algoritmo, funciona como?  Façamos uma pesquisa agora no Google pelo termo inbound marketing e veremos que existem cerca de 2,5 milhoes  de paginas apresentadas como resultado e os parâmetros para que uma pa’gina apareça numa posição superior à outra são:  Relevância ( que mede a proximidade entre a pesquisa feita e a página apresentada)  e  Autoridade ( que mede os links que apontam para seu website – o estado da arte do algoritmo).

googlebootA idéia central por trás do conceito de Autoridade é o mesmo utilizado em trabalhos Universitários e Acadêmicos : Quanto mais e melhores citações determinado trabalho / tese obtém de outros novos trabalhos / teses, mais referenciado e notável  ele vai se tornando.  Na web é quase a mesma coisa, mas ou invés de citações, temos links. Bons e maus links. Imagine um determinado website, por exemplo, que obtem diversos links de outros blogs e sites menores, obtendo algum posicionamento. Agora imagine por exemplo um único link vindo do Facebook, por exemplo. Este link dará muita autoridade a seu website uma vez que o Facebook é um site de autoridade elevadíssima. Sugiro que adote Táticas de LinkBuilding para melhorar a qualidade de seus links.

E a forma para  conseguirmos estes links são a geração de conteúdo notável, que desperte o interesse do usuário em acessá-lo, distribuí-lo e compartilhà-lo;  que seja aquilo que ele procura e que ajude o Google a oferecer a melhor resposta para cada pesquisa. E é aí que entra o SEO.

palavraschave

Em primeiro lugar vamos falar de palavras-chave.  A escolha das palavras-chaves corretas  para utilizar na otimização de seu website pode ser a diferença entre a multidão e o isolamento e os critérios para avaliá-las passam pela Relevância – pense como consumidor. Que palavras utilizaria para fazer uma busca por produtos/serviços similares aos seus? ;  Volume de Pesquisa- nao adianta ser o numero 1 nos resultados de pesquisa se para aquela palavra chave não há muitas pesquisas sendo realizadas. Pouca procura, pouco tráfego ; Dificuldade – que é medida pela relação entre a força e autoridade de seu website e os sites da concorrência. Imagine que entre as milhares de páginas que concorrem por uma determinada palavra-chave, apenas 10 aparecem na primeira página e para figurar lá você vai ter que desbancar alguém. Se for para uma palavra-chave com pouca concorrência isso pode ser feito, mas se a competitividade for alta, aí teremos tarefa difícil.  O ideal é um equilíbrio entre os 3 fatores.

Faça uma lista das palavras chave mais relevantes, verifique o volume mensal de buscas por cada uma delas e quantos outros websites competem com você nestas palavras chave. Caso você seja novo na web talvez seu site nao tenha muita Autoridade e seja melhor utilizar  palavras chaves que não tenham muita competição e permitam que você comece a criar autoridade para essas palavras chaves, para num momento posterior pensar em palavras chaves mais relevantes e que gerem mais tráfego.

Conforme eu falei acima, pense como se fosse seu consumidor e na mudança no comportamento de compras do consumidor ; pense em como ele faria pra procurar produtos e serviços como os seus e que termos utilizaria em suas pesquisas. Caso tenha o Analytics instalado, verifique quais palavras chaves estão levando mais tráfego para seu website.

Pra finalizar, um conselho aos que tem um orçamento apertado: se possivel faça uma pequena campanha de Adwords pra verificar quais palavras-chaves dão certo e quais não dão. Em poucos minutos de lançada, sua campanha já pode ser monitorada, inclusive capacitando-o a medir o ROI da conversão de cada uma delas,   além  de começar a gerar tráfego quase que automaticamente, ao passo que com uma política de SEO séria levará meses até que você comece a ter um bom posicionamento para determinadas palavras-chave.

E é isso, semana que vem falarei sobre o chamado SEO On Page.

E vocês , o que têm feito para serem encontrados?

Gde abraço e até lá!

 

4 responses on "Como ser Encontrado no Google 2/4"

  1. Muito bom post, a técnica de long tail para encontrar palavras chave bem específicas, mas que podem trazer um retorno grande, também se aplica.

    abs

Leave a Message

Sobre a Inbound Marketing Brasil

Consultoria Inbound Marketing no Rio de Janeiro pioneira no Inbound Marketing desde 2009, a Inbound Marketing Brasil ajuda Empresas e Agências Digitais à implementarem e obterem o máximo de resultados com inbound marketing.

Nossa Consultoria Inbound Marketing contempla desde a definição de seus personas, passando pelo desenvolvimento de estratégias até a implementação e treinamento em ferramentas de automação em inbound marketing, atendendo uma demanda crescente em serviços especializados em aumento de tráfego, leads e vendas.

Criadores da Inbound School, também desenvolvemos plataformas de cursos online para Empresas e Agencias criarem um Ambiente de Ensino à Distância para si próprias e seus clientes.

Inbound Marketing Brasil.
Não Procure. Seja Encontrado !

Certificações

Lamp

Lamp
""