Setup Menus in Admin Panel

Inbound Marketing Brasil

Como ser encontrado: Seu site é um Inbound Marketing Hub?

Utilizando o conceito de inbound Marketing para transformar seu site numa maquina de conversões.

hub-150x150

 

Dando sequência ao post da semana passada, onde falamos sobre Inbound Marketing: O consumidor no controle, falarei um pouco sobre a origem dos websites e como eles devem se comportar num mundo completamente Web2.0

 

A história dos websites inicia-se bem antes da internet, onde fazíamos panfletos, catálogos e cartazes para serem distribuídos em feiras e congressos e em  malas diretas. Com o advento da web, simplesmente transformamos nossos prospectos em uma página web, na maioria das vezes, estática e com as empresas gastando fábulas no design dessas páginas. Entretanto, ter essa página estática, esse catálogo online, é justamente o início dos problemas que as empresas estão enfrentando hoje em dia.

Se o seu website é tipo uma dezena de milhares outros websites, ele é uma metralhadora giratória de informacões distribuídas em uma única via: de você para os outros. A gente descobriu que as pessoas até vistam seu site uma vez, dão uma navegada e nunca mais voltam. Por quê?

Porque nada nesses sites, que são otimizados para distribuir mensagens de VENDA, atrai os visitantes para retornar. Desde que Tim Bernes Lee inventou a web na década de 80 como uma ferramenta de colaboração, muitas décadas se passaram até a web chegar ao ponto em que é hoje, uma miríade de colaboração ao redor do globo.  Ao invés de fazer um broadcast para seus usuários como se fosse um carro de som, os melhores  sites da atualidade criaram comunidades onde as pessoas se conectam. E para tirar vantagem do poder dessa comunicação, está na hora de repensar a maneira como você usa seu website. Ao invés de um carro de som, pense em um Hub. Um Inbound Marketing Hub.

Não é o que você diz, mas o que dizem a seu respeito.

Se sua empresa é como a maioria, você deve estar concentrando todos os seus esforços em web, no seu site, não? Só que mais de 75% dessa energia deveria estar focada no que acontece FORA de seu website, no que se refere `a sua Marca, à sua indústria, à seus competidores. Seu foco deve incluir a criacão de comunidades FORA de seu website para que as pessoas se conectem com você , sua Marca, seus produtos. Geralmente é esse esforço externo que irá gerar MUITO tráfego para seu website.

Na realidade, nós queremos que seu site seja mais parecido com São Paulo( SP) do que com Tabatinga(RO). São Paulo têm 3 aeroportos, metro na cidade toda, diversas rodovias que atravessam a cidade, largas avenidas, comércio, night….. enfim. Ao passo que Tabatinga tem uma pequena pista de pouso, comércio quase nenhum , ruas apertadas, na fronteira, enfim…deu pra sacar a diferença, né?  Então, todos esses aeroportos, estradas, avenidas, metros etc são como os Mecanismos de Busca, os links de outros sites relevantes, e milhares de citações do nome da sua empresa na mídia social. Tudo isso é que transforma seu website num imã que atraia as pessoas para sua Marca.

Com o passar do tempo, muitos se tornarão leitores de seu site e inclusive se cadastrarão para receber as atualizações. Alguns o farão via E-mail, através de sua newsletter ( você tem uma, não?); outros assinarão seus Feeds via RSS. E não é só isso. Você deve ter em mente que as pessoas são diferentes e têm diferentes formas de acessar seu conteúdo. Disponibilize inclusive atualizações para áreas específicas de seu website. Isso mantém você e seus leitores em constante contato.

Se sua empresa é como a maioria, vocês devem passar uma boa parte do tempo pensando em como fazer um melhor Redisgn do website. Passam meses imaginando a arte perfeita, as cores perfeitas, os melhores botões , os menus maneiros que você viu num site da concorrência, enfim, você sabe do que eu estou falando, né?  Só que a realidade é que os websites, na sua grande maioria estão muito bons. Você talvez não goste muito da aparência porque talvez olhe seu site umas 20 x por dia.  Só que seus leitores/ consumidores não estão interessados nessas coisas. Eles querem é um conteúdo interessante para que possam ler , aprender , estudar e distribuir para os amigos e/ou parceiros.

Economize dezenas de milhares de Reais em redesign e faça inicialmente 3 coisas:

  1. Adicione uma ferramenta colaborativa em seu website, como por exemplo, um BLOG ( que deve ser atualizado regularmente).
  2. Começe a criar uma porção de conteúdo atraente que faça as pessoas quererem consumi-lo.
  3. Começe a focar onde está o barulho: No Google, nos Blogs de sua indústria e na Mídia Social.

Finalmente: Meça tudo.

medicao

 

Antes de começar as mudanças, meça onde você está neste momento para poder fazer comparações mais à frente. A primeira coisa que você deve medir é o número de assinantes de seu RSS e sua newsletter. Inclua o número de pessoas que te seguem na Mídia Social incluindo seus fans no Facebokk, no Twitter, nos seus grupos no LinkedIn, o número de favoritos que você tem no Delicious e no Digg.

E não menos importante, meça o número de links que apontam para seu website, o número de keywords que geram tráfego para seu website. Dimensione o alcançe de sua mensagem.

Vamos sair de Tabatinga para São Paulo.

E vocês, o que acham disso tudo? Seu website está em que pé neste momento?

Até a semana que vem onde falarei sobre o valor e a relevância do conteúdo que você gera.  Até lá!

0 responses on "Como ser encontrado: Seu site é um Inbound Marketing Hub?"

    Leave a Message

    Sobre a Inbound Marketing Brasil

    Consultoria Inbound Marketing no Rio de Janeiro pioneira no Inbound Marketing desde 2009, a Inbound Marketing Brasil ajuda Empresas e Agências Digitais à implementarem e obterem o máximo de resultados com inbound marketing.

    Nossa Consultoria Inbound Marketing contempla desde a definição de seus personas, passando pelo desenvolvimento de estratégias até a implementação e treinamento em ferramentas de automação em inbound marketing, atendendo uma demanda crescente em serviços especializados em aumento de tráfego, leads e vendas.

    Criadores da Inbound School, também desenvolvemos plataformas de cursos online para Empresas e Agencias criarem um Ambiente de Ensino à Distância para si próprias e seus clientes.

    Inbound Marketing Brasil.
    Não Procure. Seja Encontrado !

    Certificações

    Lamp

    Lamp