"

Setup Menus in Admin Panel

Inbound Marketing Brasil

Crie um Blog e seja encontrado 3/3

Como ser encontrado na blogosfera através do conteúdo de seu Blog.  3/3

crie um blog

Olá Pessoal, td bem?  Bom, finalizando a série Crie um Blog e seja encontrado hoje falaremos sobre a motivo do insucesso de alguns blogs e algumas açoes que podem ser tomadas para evitá-lo.

A causa mais comum entre o insucesso de  alguns blogs está geralmente relacionada ao fato de o autor ou a Empresa utilizar a plataforma como meio de comercializar seus produtos e serviços.  A gente quer transformar nosso blog numa referência dentro da nossa indústria/mercado e definitivamente sair anunciando seus produtos não é de longe a melhor maneira. A idéia é poder entregar um conteúdo imparcial, relevante e que eduque e informe, na esperança de que as pessoas possam perceber que naquela área de atuação você é a pessoa mais indicada para orientá-las e consequentemente poderão vir a comprar de você.

Uma coisa que deve ficar clara é  que a popularidade de um blog não acontece da noite para o dia. É um processo contínuo, uma vez que seu blog é um”organismo” vivo e em constante movimento.Toda vez em que você escreve um artigo que recebe links vindos de outros sites, isso é FOREVER e as  pessoas agora poderão encontrá-lo todas as vezes em que visitarem esses sites.  Este mesmo artigo também poderá ser encontrado através de várias palavras chaves também para sempre. O artigo poderá trazer visitantes que queiram cadastrar-se no seu blog ou quem sabe assinem sua newsletter.

Tem coisa melhor do que saber que todos esses ativos ( artigos, links, rankings..) são ativos duradouros? Escreveu um artigo uma única vez e isso já lhe trouxe algum valor. Escreveu duas: a mesma coisa  acontece….e assim vai. Para sempre.  Você pode investir em publicidade online este mês, receber bons cliques, mas mês que vem tem que fazer novamente. Seu artigo agrega valor permanentemente. Eu sei que os resultados demoram a aparecer e que durante o percurso muitos pensam em desistir, mas meu conselho é que não desistam.

Informe-se, contribua e seja encontrado

A  grande sacada, agora que sabemos como gerar conteúdo para nosso blog, é obter a atenção de possiveis consumidores que navegam por outros blogs na sua indústria/mercado.

O primeiro passo é comecar a usar um leitor/agregador de RSS. Existem diversos por aí, mas recomendo o Google Reader (que eu uso aplicado na página inicial do meu iGoogle). Há uma variedade de blogs de sua indústria que merecem sua visita e atençao, mas não dá pra ficar acessando-os toda hora pra verificar  se existem atualizações. O leitor Rss faz esse trabalho por você e te avisa sempre que houverem atualizações. Bem mais prático, né?

A seguir você deve fazer uma pesquisa no Google Bolg Search e no Technorati , encontrar blogs de sua indústria que sejam relevantes para você e subscrever à eles para receber suas atualizações. Aconselho que dedique pelo menos uma meia hora por dia para essa atividade de leitura e uma boa prática para se engajar nessa rotina é cancelar a assinatura de seu jornal de papel, por exemplo.

Finalmente comente nesses blogs caso encontre  artigos que sejam relevantes para seu negócio. Faça isto de maneira inteligente e se possível com observações que expandam os conceitos do autor ou simplesmente dê um exemplo real que se aplique ao assunto. Nada de “concordo com você”ou “ótimo artigo”….Nem tão pouco faça divulgações de seus produtos e serviços. E quando comentar, preencha os dados do formulário para nome, email e website. Uma vez que o comentário seja publicado, o endereço de seu website estará lá publicado, não necessitando que você o coloque no corpo da mensagem.

E você deve estar se perguntando: Por que devo fazer esses comentários em outros blogs?

É simples: Em primeiro lugar  porque você vai querer que o autor do blog leia seu comentário interessante e até visite o seu próprio blog. Se ele realmente gostar, acessar mais de uma vez  e achar que sua proposta de valor é notável e que agrega valor ao negócio dele, pode até ser que no fim das contas ele acabe gerando um link para seu blog. E esse link é muito importante pois aos olhos do Google ele gera mais autoridade para você, uma vez que vem de outro blog que ja tem relevância e acaba elevando o seu ranking para determinadas palavras chave.

E em segundo lugar , ao comentar em outros blogs isso irá gerar um tráfego qualificado para seu site. Se os leitores do blog gostarem de seus comentários eles geralmente irão vistar seu blog e quanto mais relevante for o blog em que você comenta maiores as possibilidades de você obter mais acessos.

E a razão para usar os leitores RSS é justamente o ganho de tempo. Se o blog em que você comenta for muito popular, você verá que  não raro os primeiros comentários sào postados minutos após o autor publicar o artigo e  muitas pessoas não se dão ao trabalho de rolar suas telas para lerem mais de 15 ou 20 comentários, logo, você vai querer ser um dos primeiros.

E é isso. E vocês, lêem blogs? Comentam em blogs? Conte pra gente.

Semana que vem eu vou indicar as métricas que devem ser observadas para avaliar o sucesso de seu blog.

Até lá !

23 responses on "Crie um Blog e seja encontrado 3/3"

  1. I really enjoyed this post, especially the “examples in this post” portion which made it really easy for me to SEE what you were talking about without even having to leave the article. Thanks

  2. Good stuff. I’m going to e-mail this to that coworker of mine who thinks she knows it all.

  3. i have enjoyed reading thank for sharing your story Greeting.

  4. Thanks for making my morning a little bit better with this great article!!

  5. Super-Duper site! I am loving it!! Will come back again – taking you feeds also, Thanks.

  6. Thanks for

    your sharing, it’s very useful

  7. thank! for this news it’s a good infomation !

  8. Thanks for making my morning a little bit better with this great article!!

  9. very good information you write it very clean. I’m very lucky to get this information from

    you.

  10. Thank you for your help!

  11. Hi…… post good 🙂

  12. i have enjoyed reading thank for sharing your story Greeting.

  13. Thank you for your great

    content.

  14. Thanks for

    your sharing, it’s very useful

  15. After reading you site, Your site is very useful for me .I bookmarked your site!

  16. Good share,you article very great, very usefull for us…thank you

  17. Was an interesting article, thank you..

  18. Thanks for

    your sharing, it’s very useful

  19. great information you write it very clean. I am very lucky to get this tips from you.

  20. Hey I think you have a great blog going here, I found it on Bing and plan on returning regularly for the information that you all are providing.

  21. I really enjoyed this post, especially the “examples in this post” portion which made it really easy for me to SEE what you were talking about without even having to leave the article. Thanks

Leave a Message

Sobre a Inbound Marketing Brasil

Consultoria Inbound Marketing no Rio de Janeiro pioneira no Inbound Marketing desde 2009, a Inbound Marketing Brasil ajuda Empresas e Agências Digitais à implementarem e obterem o máximo de resultados com inbound marketing.

Nossa Consultoria Inbound Marketing contempla desde a definição de seus personas, passando pelo desenvolvimento de estratégias até a implementação e treinamento em ferramentas de automação em inbound marketing, atendendo uma demanda crescente em serviços especializados em aumento de tráfego, leads e vendas.

Criadores da Inbound School, também desenvolvemos plataformas de cursos online para Empresas e Agencias criarem um Ambiente de Ensino à Distância para si próprias e seus clientes.

Inbound Marketing Brasil.
Não Procure. Seja Encontrado !

Certificações

Lamp

Lamp
""