"

Setup Menus in Admin Panel

Inbound Marketing Brasil

Perfil e hábitos do internauta brasileiro em 2010

Dados informam o perfil do usuário da internet no Brasil e seus hábitos de compra e pesquisa ao longo do ano de 2010.

habits-wordle-300x160

 

Olá Pessoal

Aproveitando alguns dados que colhi junto à uma pesquisa divulgada pelo IBGE, percebo que os números aproximam-se bastante dos divulgados em  outro artigo aqui, onde falamos sobre dados da internet no Brasil  em 2010 e podemos perceber algumas tendências e comportamentos.

De acordo com o IBGE, a maioria da população que compõe a rede é composta de pessoas das classes A e B, sendo de R$ 118,00 o gasto médio das mesmas. Sua participação no ecommerce brasileiro é de 61% contra 35% da classe C e meros 4% das classes D e E, o que para mim indica que existe um grande mercado consumidor à ser atingido e tenho certeza que com as ações de Governo que estão sendo feitas para levar a banda larga à todo país irão impulsionar muito essas classes que ainda estão excluídas do mundo digital.

Acredito em mudanças significativas nos próximos 5 anos. Hoje,  Rio de Janeiro e São Pulo respondem por 37% de todo país.

O perfil deste internauta mostra que a maioria ( 48%) está na faixa entre 25 e 44 anos ( a  média  é de 33 anos), com 54% de Homens e 49 % de solteiros(as).  Isso reflete um público maduro, com alto poder de compra e tomador de suas próprias decisões.

Já falamos aqui anteriormente que houve uma mudança do comportamento do  consumidor para  a compra de seus bens e serviços e a pesquisa aponta para uma tendência que havíamos destacado anteriormente sobre o uso de comparadores de preços como parte integrante do processo de compra pela internet. Em nosso artigo Dicas para seu Ecommerce bombar neste Natal falamos sobre isso.

Este ano aqui no Brasil, 80% dos internautas realizaram buscas em comparadores de preços e os bens  mais procurados foram carros , com 25% das buscas e compras profissionais, com 18%.

 

pesquisa

A pesquisa foi realizada nos últimos 6 meses e detectou que pelo menos 66% fizeram de 1 a 5 compras e que 30% teve um gasto médio de R$ 224,00, que eu considero muito bom, tendo em vista o ticket médio da maioria das empresas com que tenho contato.

Destas compras, os livros são os campeões de audiência , com 30% da venda, seguidos de perto pelos celulares e acessórios, com 20%, eletro-eletrônicos com 18% e tecnologia e câmeras digitais com 15%.

 

De acordo com as intenções de compra nos próximos 6 meses, as câmeras digitais lideram com 25% das intenções, os celulares e 3G vem em seguida com 17% e o IPhone em terceiro com 15%.

Isso reflete uma fome por tecnologia e vontade de estar conectado e as empresas que atuam nestes mercados devem estar atentas e procurarem fazer o job correto para serem encontradas por esse consumidor e fidelizarem ele ao máximo, para que volte, consuma, compartilhe e evangelize.

E por hj é isso.

E vocês, o que pensam à respeito disto? Como é sua lista de desejos?

Grande abraço e até a próxima!

 

 

abril 16, 2016

2 responses on "Perfil e hábitos do internauta brasileiro em 2010"

  1. Foto de perfil de

    Olá pedro. Que bom saber que nossos artigos estão refletindo a vida real. Espero que esteja lendo os outros artigos e compartilhando com seus amigos, ajudando desta maneira a dismistificar o medo de comprara pela web. Estamos ai. Qqer coisa, chame.

    Abcs

  2. Olá Luiz,
    Muito interessante esses dados do IBGE, acredito que a classe se está cada dia mais ativa na internet, comprando online cada vez mais. Eu pessoalmente compro frequentemente livros e esporádicamente eletrodomésticos, como tv, ar condicionado, computador.

    abraço

Leave a Message

Sobre a Inbound Marketing Brasil

Consultoria Inbound Marketing no Rio de Janeiro pioneira no Inbound Marketing desde 2009, a Inbound Marketing Brasil ajuda Empresas e Agências Digitais à implementarem e obterem o máximo de resultados com inbound marketing.

Nossa Consultoria Inbound Marketing contempla desde a definição de seus personas, passando pelo desenvolvimento de estratégias até a implementação e treinamento em ferramentas de automação em inbound marketing, atendendo uma demanda crescente em serviços especializados em aumento de tráfego, leads e vendas.

Criadores da Inbound School, também desenvolvemos plataformas de cursos online para Empresas e Agencias criarem um Ambiente de Ensino à Distância para si próprias e seus clientes.

Inbound Marketing Brasil.
Não Procure. Seja Encontrado !

Certificações

Lamp

Lamp
""