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SharpSpring, Hubspot ou RD ?

SharpSpring, Hubspot ou RD Station?

SharpSpring, Hubspot ou RD Station? Diferenças entre as principais plataformas de Automação de Marketing disponíveis no país:

Automação de marketing: plataforma da SharpSpring se destaca entre Hubspot e RD Station

SharpSpring,  a norte-americana consolidada no mercado internacional e presente em

26 países, chegou ao mercado nacional no ano passado prometendo revolucionar a automação de

marketing. Antes de completar um ano em terra tupiniquim, o braço da empresa no país tem apresentado

os melhores números de crescimento da plataforma entre todos os mercados em que atua.

Até então, a área era dominada pela Hubspot, pioneira mundial no Inbound Marketing, e a nacional RD

Station, criada em 2011. A SharpSpring chegou com a estratégia de oferecer um software mais barato,

amigável e tão completo quanto a líder do mercado mundial Hubspot. Também é mais robusto

e apresenta diferenciais da catarinense RD Station, dando conta de negócios mais completos, o que

colocou a empresa num lugar de destaque na briga por espaço.

Mas diferente das concorrentes, o foco da SharpSpring tem sido as agências de marketing digital e a

plataforma é adaptada a este setor.

Mas qual das três plataformas é a melhor para a sua necessidade?

sharpspring

SharpSpring x RD Station

 

A plataforma da SharpSpring chegou ao país mais robusta do que a RD Station, oferecendo

serviços que a empresa brasileira não tinha e continua não tendo. Um dos aspectos mais importantes é o

CRM nativo. Com este dispositivo integrado à ferramenta de automação de marketing, é possível ter um

cadastro onde é revelado qual o perfil do consumidor, quais produtos são mais desejados, quanto tempo

leva até a decisão de compra. Informações que ajudam a estabelecer a estratégia de marketing e de gestão

da empresa. A RD não possui um CRM e os clientes que quiserem contar com o serviço precisam adquirir

de outra empresa.

 

Enquanto isso, a SharpSpring atua em duas frentes: a de oferecer o serviço já pronto dentro

de sua ferramenta e o de integrar com outras plataformas que os clientes já usem. Outra diferença está no

Visitor ID, recurso que permite rastrear quem acessa a página da empresa. Assim é possível obter

informações do que as pessoas procuram e que páginas acessam. Esse mecanismo é fundamental para

redirecionar as estratégias e garantir que este visitante continue no funil de compras.

 

Um ponto positivo da RD Station é a possibilidade de fragmentar os serviços de automação

de marketing, enquanto a SharpSpring oferece o pacote completo. Para uma parte do público, ter

somente alguns dos serviços atende às necessidades, já para outros, somente todas as funcionalidades

dariam conta das demandas, como é o caso das agências de marketing digital.

 

SharpSpring x Hubspot

 

A Hubspot de fato é a gigante do mercado de automação de marketing e é pioneira da área.

Ela tem uma das plataformas mais completas, mas não está acessível a todos os orçamentos. Contar com

esses serviços pode ter um preço bem salgado, principalmente para empresas de médio e pequeno porte.

O software é indicado para grandes negócios, com faturamento acima de R$ 2 milhões.

 

Mas a SharpSpring também entra nesse jogo dos grandes negócios por oferecer um produto

robusto, com muitas funcionalidades. A diferença está no preço menor. Com isso, a plataforma transita

entre as grandes e as pequenas. Outro diferencial está em oferecer uma plataforma amigável, lógica na

hora de acessar. A Hubspot tem uma ferramenta mais complexa e pode exigir paciência e muita atenção

na hora de gerenciar as informações. Enquanto isso, a SharpSpring oferece uma plataforma com fácil

acesso e movimentação entre os recursos.

 

Por que escolher SharpSpring, Hubspot ou RD Station?

 

A RD Station tem seus méritos por ter sido desenvolvida no Brasil e por ser uma

das primeiras empresas a incentivar o Inbound Marketing no país. A plataforma é dedicada a pequenas e

médias empresas e tem como característica fragmentar o serviço para baixar o custo. O cliente pode optar

por diferentes pacotes, com valor acessível. Mas há limitações, como só podendo ter 15 usuários e uma

carteira de contatos de 5 mil leads. Se passar disso, é preciso pagar a mais. Também não conta com

suporte por telefone, somente por e-mail. O maior complicador é não ter um CRM nativo,

necessitando buscar esse serviço com outra empresa, o que também tem custo extra.

 

Enquanto isso, a líder do mercado Hubspot oferece atualmente o software mais

robusto, porém cobra bem por esse serviço. Apesar de ter número de usuários ilimitado, oferece apenas 1

mil contatos iniciais. Se o cliente precisar de mais, vai ter que pagar por isso. Como a plataforma já é cara,

pode ficar inviável para alguns negócios. O interessado terá que avaliar se vale a pena desembolsar todo

esse valor para contar com recursos como: desempenho da página e criador de call-to- action. Além, é

claro, de ter CRM nativo e suporte por telefone.

 

Por isso, a SharpSpring se destaca das duas concorrentes por realmente oferecer o melhor

custo-benefício em automação de marketing do Brasil. Em tempos de crise financeira, a exigência das

empresas é por mais serviços por um custo menor. Recursos como o tão importante CRM nativo, que

permite a integração de marketing e vendas, se destacam na avaliação dos clientes. É também a única das

três empresas a oferecer monitoramento de IP e contatos ilimitados, além de não exigir vínculo de longo

prazo e cobrar multas e taxas caso o cliente opte por suspender o contrato. Realmente, é a opção mais

viável para quem precisa economizar, mas necessita de uma plataforma de qualidade para os seus

negócios.

 

Espero que possam tomar a melhor decisão para a realidade de suas agências e empresas. E caso

precisem de uma ajuda, podem contar comigo.

 

Grande Abraço

Até a próxima !

 

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dezembro 15, 2016

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