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Inbound Marketing Brasil

Sua empresa vale a pena? Faça o mundo saber disso.

Como oferecer a melhor proposta de valor  sobre seus produtos e serviços.

podio1-150x150Movendo-nos do outbound( para fora) para o Inbound Marketing ( que atrai), sua empresa precisa parar de interromper as pessoas em seus afazeres diários. Para isso, tenha certeza de que a proposta de valor dos produtos e serviços que ela oferece  seja algo realmente notável ( de valor e único) , que faça valer a pena serem consumidos pelas pessoas. Ter uma estratégia notável e diferenciada nessa nova era do Inbound Marketing é mais importante do que nunca.

Em primeiro lugar, a internet possibilita que você alcance um número infinitamente maior de pessoas do que atingiria na fase pré-internet, além de permitir que sua empresa compita em nível regional, nacional e até mundial. A dica é ser tão notável quanto possível para um determinado nicho de seu mercado .

Em segundo lugar, a internet permite que idéias notáveis se espalhem muito rapidamente.

Existem duas boas  maneiras de criar uma estratégia vencedora numa época em que as idéias notáveis se espalham facilmente e em que você se confronta com seus concorrentes como nunca antes.

O primeiro método é pensar além dos limtes tradicionais do mercado onde sua empresa atua. Existem certas “regras implícitas” que todos no mercado seguem, mas você e sua empresa deveriam começar a pensar em alternativas à elas.

Temos no iPod um exemplo clássico. Até então os tocadores de mp3 eram coisa muito difíceis de usar e apenas os aficcionados em tecnologia sabiam como configurar e ouvir suas músicas. Quebrando padrões, a Apple não apenas criou um tocador de mp3 com novas e melhores funcionalidades, mas também a interface MAIS FÁCIL de usar entre todas, ainda integrada com um sofwtare sensacional como o iTunes e a facilidade de baixar músicas antes nunca vista, abocanhando com isto uma fatia inexplorada do mercado, que eram os não aficcionados por tecnologia que finalmente puder aposentar seus walkmans Sony, rsrs.

O segundo método é “ser o melhor do mundo” no que você faz, seguindo as regras do mercado. Porque se você e sua empresa não são os melhores, então e’melhor que você faça um filtro mais refinado em seu mercado e escolha um nicho, antes que seus competidores o façam.

No exemplo hipotético, suponhamos uma empresa que venda carteiras escolares situada em Salvador( BA) e que a vida inteira vendeu para escolas na regiao metropolitana e outros municípios próximos. Com o advento da internet ela agora pode vender para todo o Brasil e quiçá para a América Latina.

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Melhor que competir com essas centenas de concorrentes até as margens chegarem próximas à zero, o dono da empresa resolve se especializar em carteiras escolares “para CANHOTOS”. E aí? ….. Explodiu de vender, é óbvio. E rapidamente tornou-se o melhor no ramo.

Utilizo esses exemplos para que possamos entender que, se não pudermos repensar a maneira como lidamos com os limites impostos  pelo nosso mercado e alcançarmos mercados inexplorados como fez a Apple, devemos ser os melhores dentro desses limites, como o fez o cara das carteiras.

Para pensar:

  • Quais as regras implícitas de sua indústria que precisam ser repensadas?
  • Ao invés de apenas focar na concorrência, que alternativas temos para competir, que possam ultrapassar esses limites?
  • Ao invés de tentar expandir seu mercado, não seria melhor reduzi-lo e incrementar a margem de lucro com fidelização de um número menor de clientes, entusiasmados e satisfeitos?

E aí, o que vcs acham ?

Gde abraço.

Semana que vem iniciarei a série de artigos sobre Como ser Encontrado : Pelo Google, na blogosfera e na mídia social.

 

10 responses on "Sua empresa vale a pena? Faça o mundo saber disso."

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