Como o Facebook mudou o funil de venda das empresas online
Vamos falar um pouco sobre o fenômeno do Facebook nos atentando à forma como o clássico funil de vendas das empresas online se modificou e dinamizou e mostraremos que a força propulsora deste processo é você, o usuário.
Lembraremos como funciona o funil de vendas classsico da web , dividido em 3 etapas :
-
centenas de milhares de prospects na larga boca do funil, oriundos dos canais de marketing tradicional ( malas diretas, mídia impressa, emails em massa, mídia exterior, feiras, catálogos, panfletos, encartes etc..) e de inbound marketing ( google, blogs, mídia social).
-
Milhares de clientes em potencial no segundo estágio, onde suas preferências, curiosidades e necessidades devem ser atendidas, para que possam passar ao próximo passo…
-
O bico do funil, onde efetivamente convertem e tornam-se clientes.
Podemos observar que as métricas que são aferidas referem-se quase sempre em relação à rentabilidade ( número de clientes/ clientes em potencial) de cada canal e ao ROI – retorno sobre o investimento ( $ aferido/$ investido), e dados de 2010 revelam que o custo de aquisição por leads dos canais de inbound marketing são 60% mais baratos do que os de outros canais tradicionais.
Num mundo onde vendas e marketing dominam, entender corretamente como funcionam o funil e as taxas de conversão ajudará essas duas áreas a interagirem e colaborarem para o sucesso.
Algumas ferramentas, como o Hubspot Software da figura acima, permitem verificar qual canal está impactando mais vendas e conversões, em tempo real, facilitando assim a tomada de decisoes. De acordo com o monitoramento é possível direcionar os esforços para os canais mais rentáveis e tentar aprimorar ( ou abandonar) aqueles que não estão dando muito resultado.
O antigo funil baseava-se nos preceitos quase que hierárquicos de Awareness, Interest, Demand e Action, culminando na Venda!
Um processo de inicio, meio e fim !!!!!
O Facebook mudou isso tudo. O processo agora é constante, como podemos observar no esquema abaixo:
Vemos agora uma mudança de paradigma na forma como gerar, interpretar e gerir o novo funil.
Com todas as funcionalidades da plataforma do Facebook, é possível conectar-se, conversar, compartilhar arquivos, histórias, fotos e emoções tudo no mesmo lugar e a grande sacada do negócio é entender que o usuário mudou a forma de interagir com as pessoas e com as marcas, e que além da facilidade e utilidade no conteúdo que ele consome, compartilha e evangeliza, ele também quer uma experiência mais do que satisfatória ao usar uma ferramenta, e o facebook proporciona tudo isso num único local:
-
você pode ter usuários vindos de alguns canais em função do Awereness ( reconhecimento) , como a pagina de fãs, os links patrocinados e os consumidores que adoram seu conteúdo.
-
Mas além disso, eles precisam sentir que existe um Value Exchange( troca de valor agregado), uma troca de valores, por intermédio dos botões Like, comentários, compartilhar e das transações que podem ser feitas em função disto.
-
Aliados à Experience, toda uma gama de experiências que se distribuem entre as páginas, os aplicativos, plugins e os Facebook ads.
A grande diferença é que ao contrário do Funil Tradicional Web 2.0, que tem início meio e fim, agora o novo funil do Facebook quebra esse paradigma e nos faz entender que o funil não inicia nem acaba, ele é um ciclo constante de monitoramento, medição e interação onde cada segmento interage com o outro e mais, se interlacionam para oferecer a melhor plataforma que atenda essa demanda do usuário.
A Mudança já está em curso e as empresas que entenderem essa plataforma usada por quase 10% da população mundial ( diria 50% da pop. Online) e a utilizarem de forma correta para fazerem seus negócios, certamente sairão à frente de seus concorrentes ainda tão irraigados nos modelos de 4, 5 anos atras. A web é dinâmica.
E vcs, como usam o Facebook ?
Grande abraço e até a próxima!