Sua Empresa está bem na foto?

 

Utilize conceitos de Inbound Marketing para medir o reconhecimento de  marca na mídia social.

 

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1- Tenha um objetivo – pq sua empresa está presente? De acordo com o objetivo é que vem as métricas.

  • Awarenes – Meça o share of voice, o alcançe, readership e o engajamento com o conteúdo (ações x views)

  • Aumento da satisfação através de suporte ao cliente – Sentimentos, taxa de satisfação em pesquisas, velocidade na resolução de problemas e o % dos problemas resolvidos.

  • Criar produtos e serviços melhores através de pesquisas de marketing – verifique as Top Marketing Trends e satisfação com vários produtos concorrentes

  • relacionamento com clientes (client advocacy) – Veja quem são as pessoas que se relacionam com os clientes, meça sua influência, alcançe e envolvimento com seus produtos e conteúdo.

2- Coloque todos seus departamentos e seções numa mesma plataforma.

  • Coloque-os para trabalharem unidos e com um mesmo objetivo.

  • Entenda que objetivos são importantes para cada setor e configure-os com estratégias e métricas que faça, sentido. É necessário estabelecer um processo onde todos os deptos possam comunicar-se e compartilhar as métricas corretas para as pessoas corretas, por demanda.

  • Crie um dashboard de fácil acesso à todos os deptos ao invés de ficar disparando emails corporativos.

3- Sempre considere o contexto.

  • Métricas sem contexto são apenas números. Se vc sabe que sua média de social media conversation é de 42%, por exemplo, o que isso representa em relação à concorrência? Sempre olhe os números em relação à seu mercado.

2009-12-09_relatorios-dinamicos-do-portal-odm-disponibilizam-novas-informacoes_gg-300x1884 – Escolhas suas plataformas com sabedoria – Para escolher as melhores ferramentas alguns aspectos tem q ser analisados :

  • Dados – Quais dados vc precisa? Que canais irá medir?

  • Relatórios – Defina como compartilhar a informação.

Algumas ferramentas premium permitem que vc automatize tudo e distribua as informações relevantes à cada setor, recebendo as atualizações até por email.

  • Utilize a intuição – Não se basei apenas nos dados, confie também na intuição de seu profissional de social media, mesmo que seja um consultor externo.

  • Orçamento – Vc têm budget ou só dá pra utilizar free tools? Tenha em mente que as ferramentas free às vezes podem ser mais difíceis de usar e configurar, ou podem vir com funcionalidades à menos.

  • Facilidade de usar – Se vc tem poucos ou limitados recursos é melhor escolher uma ferramenta que permita que vc realize seu trabalho com mais facilidade. Considere as que tenham alertas, módulos de trabalho e ferramentas analíticas avançadas.

5- Faça auditoria

  • Depois de escolher a plataforma, tire o retrato de seu negócio. Perceba onde vc e seus concorrentes estão hj e use isso como uma referência para comparações posteriores.

  • Ao fazer a auditoria atual, vc conseguirá criar o atual share of conversation de vários concorrentes e canais. Durante o processo vc vai aprender onde e como ouvir por assuntos relacionados aos seus prod/serviços e onde e como construir relacionamentos como líderes de pensamento e influenciadores.

     

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6 – Procure à fundo em todos os seus canais

  • veja o share of conversation de cada canal

  • veja os concorrentes

  • com um gráfico que reflita o share of voice, o buzz e os sentimentos será possivel que vc entenda o que está acontecendo em um determinado momento.

7- Realize testes A/B direto

  • Está com algumas campanhas no ar?

  • Curioso p/ saber qual conteúdo reage melhor ?

  • Quer saber sobre a adoção de determinadaqs funcionalidades?

Da mesma maneira que testamos sites, páginas, landing pages e etc, vamos testar também o sentimento das pessoa junto à seu conteúdo.

E vocês, têm observado como sua empresase comporta na mídias sociais? Acho q está na hora.

É isso.

Grande abraço e até a próxima!