"
Inbound Marketing Brasil

Como funciona o Google?

Entendendo o funcionamento do Google: Crawl, Indexação e Ranking de páginas web

google-lego-logo

 

Olá pessoal,

muito se falou nos últimos meses à respeito das mudanças, alterações e updates do algoritmo do Google, e se isso causou uma enorme confusão na cabeças dos profissionais de SEO, imagina na cabeça dos simples mortais.

Pensando nisso resolvi, de maneira simples, tentar explicar como funciona o processo do Google varrer a rede, indexar páginas e ranqueá-las da melhor maneira possível para que possa atender da melhor maneira à nossas buscas diárias, ou seja, como o Google encontra nossas páginas. E depois numa outra fase falarei melhor à respeito das atualizações e updates.

O mecanismo do Google realiza basicamente 3 tarefas:

  1. Crawl – Ele varre a rede lendo todas as páginas
  2. Index –  Ele cataloga todas as páginas que foram lidas
  3. Rank –  Ele classifica as páginas lidas e indexadas numa ordem de aparição

Mas é claro que não é tãaaaoo  simples assim, mas vamos falar um pouco mais sobre como isso acontece.
conteudoEm primeiro lugar vamos entender como ERA o funcionamento do Google:

  • Os spiders varriam toda a rede em busca de páginas, processo esse que levava em média 30 dias;
  • O Google indexava todo o conteúdo encontrado, processo que levava em média 1 semana;
  • O Google levava os dados ao mecanismo de busca para serem classificados e exibidos, processo que levava em média mais 1 semana.

Nesse processo, os milhares de servidores do Google através do mundo poderiam estar ou não todos  atualizados. Então o Google voltava e varria novamente as páginas com Page Rank mais alto. Mas vamos combinar: em termos de atualizações, 30 dias não podia ser considerado “atualizado”.

Aí, à partir de 2003, com o Fritz update, o Google passou a fazer o CRAWL (varredura) de “partes”da web que ele mesmo dividiu em pedaços para facilitar seu trabalho. As varreduras eram feitas durante o dia e atualizadas à noite.  Foi o primeiro e mais significativo Google Dance, conforme dito pelo próprio Matt Cutts, o cara do Spam do Google.

No início havia até um Index à parte, com páginas que não eram atualizadas com tanta frequência, e o Index principal, que era sempre atualizado, mas após essa divisão, as coisas ficaram “mais fáceis”para o Google.

 

Agora vamos ver como funciona o Index (indexação).

Imagine quando as pessoas fazem uma busca por exemplo, por Ayrton Senna:  Numa determinada página Ayrton aparece ao lado de Senna, mas o que queremos do Index é quais as páginas em que aparecem Ayrton e em quais páginas  Senna aparece. Por exemplo, Ayrton aparece nas páginas 2, 15, 22, 45, 324 etc… Senna aparece nas páginas 2, 14, 25, 51, 235 etc…

Nesse caso, a classificação é feita de modo inverso ao que seria lógico, ou seja, classificar as páginas por ordem de palavras; O processo do Google classifica as palavras por ordem de página. Ou seja, o Index apresenta uma Lista das Páginas que em que o Termo de Busca Aparece.

11543694-google-index-300x225

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por fim falaremos do Ranking do Google.

Quando fazemos a busca “Ayrton Senna” , o Google pensa assim: Qual a melhor página que corresponde à esta pergunta?

Podemos ter uma página em que apareça Ayrton, outra em que apareça Senna, podemos ter uma página em que apareçam Ayrton e Senna ( ESSA é BOA!) e assim por diante. Assim, ao ser feita a busca, o Google vai selecionar as páginas que acredita terem as essas duas keywords, os melhores backlinks e/ou as melhores Âncoras apontadas para elas ( O Google chama este processo de “Document Selection“). Neste momento ele começa a imaginar como rankear estas páginas. Deve ser um trabalho hercúleo , com mais de 200 itens à considerar para determinar a Autoridade e Relevância de cada página selecionada.

Pode acontecer de uma página ter um alto Page rank, mas a palavra Senna aparece apenas 1 vez; pode ser que nesta mesma página a palavra Ayrton apareça num lugar bem distante da Senna; E pode ocorrer de uma determinada página ter as palvras Ayrton e Senna lado a lado, boa reputação e um monte de bons links apontando para ela.

Como é esta fórmula? Tão secreta quanto a fórmula da Coca Cola.

senna

Resumindo : ( se é que se pode “resumir”algo tão complexo quanto “Como Funciona o Google“)

  • Todos os dias, centenas de milhões de vezes por dia, pessoas vão ao Google e fazem buscas como “Ayrton Senna“.
  • O Google envia essa busca  para milhares de servidores ao mesmo tempo.
  • Esses servidores olham no Index de sua pequena parte da web que é varrida diariamente e retornam ao Google as melhores páginas que eles acham corresponder à busca.
  • O Google escolhe a “melhor da melhor do mundo” ( rs) .
  • O google disponibiliza à pessoa que busca, um ranking de páginas, juntamente com sua descrição ( snipet)
  • Tudo isso em 1/2 segundo.

E assim caminhamos para uma nova busca.

E por hoje é isto pessoal. Até a próxima e boa sorte em suas buscas diárias.

0 responses on "Como funciona o Google?"

Leave a Message

Sobre a Inbound Marketing Brasil

Consultoria Inbound Marketing no Rio de Janeiro pioneira no Inbound Marketing desde 2009, a Inbound Marketing Brasil ajuda Empresas e Agências Digitais à implementarem e obterem o máximo de resultados com inbound marketing.

Nossa Consultoria Inbound Marketing contempla desde a definição de seus personas, passando pelo desenvolvimento de estratégias até a implementação e treinamento em ferramentas de automação em inbound marketing, atendendo uma demanda crescente em serviços especializados em aumento de tráfego, leads e vendas.

Criadores da Inbound School, também desenvolvemos plataformas de cursos online para Empresas e Agencias criarem um Ambiente de Ensino à Distância para si próprias e seus clientes.

Inbound Marketing Brasil.
Não Procure. Seja Encontrado !

Certificações

SharpSpring Partner Platinum Certification

Hubspot Certification

Inbound Certification
top
""