"
Inbound Marketing Brasil

Como medir o sucesso de seu Blog

As métricas que realmente valem a pena serem conferidas

para saber se seu blog realmente é um sucesso.

metricas-300x228Olá pessoal,

Finalizando a série de 3 artigos  Crie um Blog e seja encontrado , falaremos hj sobre o que é relevante medir para saber se estamos na direção correta.

Nós podemos utilizar uma enorme variedade de métricas para aferir o sucesso de um blog, mas aqui irei apresentar as que realmente têm relevância para seu aprimoramento, continuidade e correções, que quase sempre são necessárias.

Antes de mais nada você deve marcar um ponto inicial para que sirva como referência.

Em primeiro lugar você deve medir o número de pessoas  que subscrevem ao seu blog ao longo do tempo, tanto por Email quanto por RSS .

Em seguida meça o número de visitantes ao longo do tempo, o número de Leads qualificados que se originam em seu blog e finalmente o número de Consumidores adquiridos que encontraram você por intermédio de seu Blog .

Ao obter esses dados, compare-os com os outros canais que geram Visitantes, Leads e Consumidores , como o Google e os sites de Mídia Social, bem como outros canais do Mix de Marketing Tradicional, como anúncios, feiras, congressos, telemarketing e outros caso existam.

Depois de  6 meses a um ano medindo estes índices e ajustando as correções, você perceberá que seu Blog se transformará numa das melhores fontes de consumidores que você terá.

Você também deverá medir  a performance de cada artigo de seu blog ao longo do tempo e atentando às seguintes métricas:

  • data
  • autor
  • visitantes
  • comentários
  • links.

Ao reunir todas essas informações, aí poderemos começar a fazer  umas análises muito interessantes.

Por exemplo, podemos verificar quais títulos estão tendo maior acesso, que autor agrada mais, que tipo de conteúdo é mais acessado e por aí vai. Use essas considerações e incremente o conteúdo do seu blog. Você  poderá perceber que existem artigos antigos que começaram a ser mais acessados ( isso mostra uma tendência?), poderá confirmar que determinado autor tem mais autoridade/relevância que outros, poderá perceber quais assuntos estão gerando mais comentários….

Uma execelente referência para saber como você está se saindo na blogosfera é medir o número de Links que apontam para seu blog ao longo do tempo, e caso este número  esteja crescendo é um ótimo sinal, visto que para o Google, os Inbound Links são de longe, a métrica mais relevante. Ah, e o incremento de tráfego gerado por esses Links, é claro.

E é isso.

E vocês, têm efetuado as métricas corretas?  Contem pra gente.

Gde abraço.  Semana que vem começarei a série de artigos sobre Como ser Encontrado No Google.

Até lá!

 

Sobre a Inbound Marketing Brasil

Consultoria Inbound Marketing no Rio de Janeiro pioneira no Inbound Marketing desde 2009, a Inbound Marketing Brasil ajuda Empresas e Agências Digitais à implementarem e obterem o máximo de resultados com inbound marketing.

Nossa Consultoria Inbound Marketing contempla desde a definição de seus personas, passando pelo desenvolvimento de estratégias até a implementação e treinamento em ferramentas de automação em inbound marketing, atendendo uma demanda crescente em serviços especializados em aumento de tráfego, leads e vendas.

Criadores da Inbound School, também desenvolvemos plataformas de cursos online para Empresas e Agencias criarem um Ambiente de Ensino à Distância para si próprias e seus clientes.

Inbound Marketing Brasil.
Não Procure. Seja Encontrado !

Certificações

SharpSpring Partner Platinum Certification

Hubspot Certification

Inbound Certification

Google Mapas Reviews

""