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Inbound Marketing Brasil

Como ser encontrado no Google 3/4

 Técnicas de SEO On Page para fazer

seu website ser encontrado pelo Google.

anatomy-of-result-seo1Olá pessoal, dando continuidade à série Como ser encontrado no Google 2/4 , falaremos hoje sobre Search engine Optimization- SEO on Page, quer dizer, na página, onde mudanças efetuadas no código fonte irão fazer toda a diferença na hora da indexação e classificação de sua página pelo Google . São as pequenas ações que farão com que sua página seja encontrada. E esta é a parte mais tranquila do SEO, porque depende apenas de suas ações.

Conforme falamos no post anterior, a escolha das palavras chaves que são relevantes para seu negócio é o primeiro passo para sua estratégia de otimização.

Destaco os 6 principais aspectos que devem ser levados em conta na hora da otimização de sua webpage.

  • Título da página
  • Descrição da página
  • Urls otimizadas
  • Domínios
  • Cabeçalhos
  • Imagens

First, things first. Dos itens que afetam o posicionamento e rankeamento de uma página web, com certeza o mais importante é a Tag  Título da página. Ele aparece no alto da janela do seu navegador e também como o texto do link nos resultados de busca. Recomendo que utilize uma boa parte de seu tempo na elaboração de bons títulos, começando por sua homepage, que via de regra é aquela que tem a maior autoridade em SEO,  indo até as páginas mais distantes da home. Uma vez otimizadas, essas páginas “ocultas” acabam gerando um incremento de tráfego substancial para seu website.

Ponha suas principais palavras-chaves no Título da página, de preferência no ínicio do Título, uma vez que quanto mais próximas do início , mais peso  e importância elas terão para o Google. No caso específico de nosso artigo por exemplo, Como ser encontrado tem muito mais peso que Google 3/4. Mas não se esqueçam que estamos escrevendo para pessoas e não para mecanismos de busca. Temos que estar bem posicionados para o Google mas também desejamos que nossas páginas possam ser encontradas e lidas. Nada de títulos sem sentido. Queremos que as pessoas queiram clicar nos nossos links qdo eles aparecerem na SERP ( search engine rank page).  Dica: ao criar o Título de sua homepage pense em colocar o nome de sua empresa no fim, dando destaque às palavras chaves no início.

Agora falaremos da Descrição da página. É um resumo sobre o que os leitores encontrarão na sua página. Usamos um html especial para que a Descrição e também o Título não aparecam misturadas ao conteúdo da página. Em termos de relevância para o posicionamento e SEO, a descrição não tem muito peso, mas como  ela aperece na SERP ( pagina de resultados) logo abaixo do título, se você escrever uma descrição o mais próximo possível do que se trata sua página, isso irá facilitar e muito a vida do usuário, e consequentemente pode lhe gerar um bom tráfego.

Nunca use mais de 154 caracteres e de preferência use até 2 sentenças. Utilize suas principais palavras chave para esta descrição, uma vez que o Google irá realçá-las em negrito caso correspondam à pesquisa efetuada pelo usuário. Lembre-se de que cada página deve ter sua descrição única, assim como um título único.

optimize-url-structureQuanto às Urls ( Uniform Resource Locator), elas são o endereço único de cada página na internet. Os mais modernos mecanismos de gerenciamento de conteúdo CMS( como Joomla, WordPress) tem funcionalidades que permitem que você possa otimizar suas URLs com uma perspectiva de SEO em mente. Ao indexar uma página, um dos fatores de relevância observados pelo Google é justamente a presença de palavras chave na URL. Elas vão dar a entender ao Google que aquela URL é relevante para aquela determinada palavra chave que está sendo pesquisada e que aquela URL tem a ver com esta pesquisa, juntando-se aos parâmetros Título da página e Conteúdo para um melhor posicionamento. E quando outros sites apontarem links para o seu website, eles nao se preocuparão com o seu SEO escrevendo seu link como se fosse Texto Âncora. Se você tiver as palavras chaves chaves corretas em sua URL, o que irá acontecer é que sua URL vai acabar sendo o Texto Âncora.

Outro ponto a ser considerado é o Domínio. Se suas principais palavras chaves estão presentes em seu Domínio e ele está presente em TODAS as suas páginas, é bem mais fácil de seu website se tornar conhecido rapidamente. Não que seja 100% obrigatório, mas ajuda e muito. Não pense em mudar o seu domínio e o nome de seu negócio só porque você não tem as principais palavars chave. Além disso, vai demorar um tempo para que você volte a ter a mesma autoridade em SEO que havia construído em seu domínio anterior. Caso queira, há a possibilidade de adquirir um bom domínio comprando-o no mercado, pois bons domínios estão raros de encontrar para registro. Caso esteja iniciando um novo negócio e precise de alto volume de tráfego, aconselho a criar o nome em torno de um bom domínio e esteja preparado pra pagar por ele. Um bom domínio pode custar de 100 reais à 1 milhão.

corpodotexto1-300x282Agora vamos finalizar falando do corpo da página, do conteúdo, de como pequenas coisas podem fazer toda a diferença. Inicialmente vamos aos Cabeçalhos. Igualzinho como funciona nos jornais e livros, o cabeçalho ajuda a organizar os pensamentos e as informações. Ajuda ao leitor e ao Google  a entender sobre o que se trata sua página e  mais uma vez destaco a importância de fazer uma boa pesquisa de palavras chave que funcionem, pois estando incluídas em seu cabeçalho dirá ao Google que sua página é importante para essas palavras chave. E você deve usar TAGs para determinar seus cabeçalhos , pois sem elas eles poderão parecer cabeçalhos para você e para muitas pessoas, mas não aos olhos do Google. E utilize cabeçalhos curtos, para que suas palavras chave tenham maior relevância.

E tenha muita atenção às imagens que usa em seu conteúdo. Muitas pessoas utilizam imagens em seus artigos e posts como forma de suavizar a leitura de textos um pouco mais longo. Boa prática, porém o  Google não enxerga  imagens nem textos inseridos em imagens. Neste caso é VITAL utilizar as TAGs ALT para descrever aquela imagem para o motor de busca. E como as suas principais URLs, as URLs de suas principais imagens também devem conter suas principais palavras chave.

É isso.  E vocês , como têm otimizados suas páginas??

Semana que vem falaremos da parte mais importante do SEO, que é o SEO offLine e também falaremos de BlackHat SEO.

Grande abraço e até lá!

 

 

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