"
Inbound Marketing Brasil

Dados de 2010 da internet no Brasil

Os impressionantes números divulgados pela e-bit revelam um crescimento exponencial dos acessos e transações comerciais na web brasileira.

brasilweb

 

Olá Pessoal,

Esta semana participei do EMM Brasil 2010 – Email marketing Brasil 2010,  um evento organizado pela empresa Dinamize que foi realizado aqui no Rio de Janeiro na última terça feira 09/11 onde pudemos ter acesso aos grandes players do Email marketing no Brasil e tivemos uma palestra muito interessante com o pessoal da e-bit, que é a empresa que estuda e certifica sites de comercio eletrônico da internet brasileira.

Durante a exposição pude perceber, através dos números, que o que era um sonho agora é mais que realidade : O mercado web no Brasil explodiu !!!!

Diversos slides mostraram a evolução do nosso comércio eletrônico, passando da casa de alguns milhões de reais em meados de 2001 para fechar 2009 com os impressionantes 10,5 BILHÕES de reais, conforme já havíamos noticiado em nosso artigo  O consumidor no Controle .

E este ano os números mais uma vez surpreendem:

  • Existem cerca de 7 milhões de Empresas no Brasil
  • Existem cerca de 2 milhões de websites no Brasil  ( 28% das empresas têm websites)
  • Somos quase 70 milhões de usuário de internet ( 36% da população )
  • existem 45 milhões de contas correntes com acesso à internet banking ( 65% dos usuários web)
  • 23 milhões de pessoas compram pela internet ( 50% dos que tem internet banking)
  • Resultado do ecommerce 2009 – 10,5 BILHÕES de reais
  • Previsão resultado 2010 – 14,3 BILLHÕES, com tendência de chegar aos 15 Bilhões de reais ( crescimento de 50% de uma nao para o outro)
  • o ticket médio fica na casa dos R$ 300,00

receitaweb

 

O que esses números revelam?

Na minha opinião, algumas tendências muito importantes:

  • Existe um enorme potencial para o mercado de criação de websites e consequentemente todo o mercado que gira em torno disso – Inbound Marketing, Design, SEO, SMM, Advertising etc…  (temos um  gap de cerca de 70%)
  • Existe um enorme potencial para ampliar a oferta de internet para mais da metade da população, principlamente impulsionado pela aceleração do processo de ampliação da banda larga em todo o país
  • Apenas metade dos usuários de internet banking compram pela web, permitindo um crescimento de 100% em relação à hoje
  • Os números não param de crescer e cada vez mais empresas estarão migrando para o ecommerce
  • Em função dos avanços tecnológicos em segurança nas transações, cada vez mais brasileiros irão às compras pela internet nos próximos anos

 

conecta

 

E finalmente falou-se da fatia do bolo de cada classe social:

  • 74% dos usuários são classe A e B
  • 38% são classe C ( a que mais cresce !)
  • 53% classe A, B, C
  • 71% estão na faixa de 12-19 anos
  • 52% na faixa de 20 a 34 anos
  • 38% na faixa de 35 a 44 anos

 

Percebemos com esses dados que a classe C, que hoje no Brasil é a que mais cresce em renda e participação, ainda tem muito para crescer e atingir a maturidade de classes mais elevadas como A e B.

Percebemos ainda que a maioria dos usuários estão abaixo de 30 anos, o que vai impulsionar e muito o mercado nos anos que vem pela frente.

Este é o momento de as Empresas e as pessoas perceberem que a web está muito mais segura, que as maiores receitas dos  grandes varejistas com lojas físicas vêm de suas operações de ecommerce e que a facilidade e tranquilidade de comprar pela internet supera em muito a ida aos shoppings, principalmente em épocas de final de ano.

Fiquei muito entusiamado com os números e espero que essa tendência se confirme o mais rápido possivel, pois é melhor para o país, para as empresas e para as pessoas.

E é isso.

E vcs, contem para nós como usam o comércio eletrônico em suas vidas, em sua empresas.

Grande abraço e até a próxima!

 

 

Sobre a Inbound Marketing Brasil

Consultoria Inbound Marketing no Rio de Janeiro pioneira no Inbound Marketing desde 2009, a Inbound Marketing Brasil ajuda Empresas e Agências Digitais à implementarem e obterem o máximo de resultados com inbound marketing.

Nossa Consultoria Inbound Marketing contempla desde a definição de seus personas, passando pelo desenvolvimento de estratégias até a implementação e treinamento em ferramentas de automação em inbound marketing, atendendo uma demanda crescente em serviços especializados em aumento de tráfego, leads e vendas.

Criadores da Inbound School, também desenvolvemos plataformas de cursos online para Empresas e Agencias criarem um Ambiente de Ensino à Distância para si próprias e seus clientes.

Inbound Marketing Brasil.
Não Procure. Seja Encontrado !

Certificações

SharpSpring Partner Platinum Certification

Hubspot Certification

Inbound Certification

Google Mapas Reviews

""