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Inbound Marketing Brasil

Inbound Marketing na contratação de funcionários “digitais”

Como utilizar os conceitos de inbound marketing na contratação de funcionários: As novas habilidades para trabalhar numa empresa online.

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Olá pessoal.

Muito temos falado à respeito das mudanças ocorridas nos últimos 5 anos na forma como consumimos produtos e serviços e também na forma como as empresas têm se comportado no sentido de irem ao encontro deste novo consumidor. A web mudou, a forma como usamos a web também mudou e a forma das empresas fazerem marketing na web também.

Acho que também está na hora das empresas começarem a  pensar em fazer suas contratações de maneira mais cirúrgica, preocupando-se em contar  em sua equipe com pessoas que tenham o gene digital, ou que pelo menos sejam “mutantes”. Entendo que a forma como você  desenvolve e avalia seus profissionais também deveria passar por uma adaptação.

No passado, empresas como Ambev, Embraer, Pão de Açúcar e Votorantin, por exemplo, fizeram sucesso e criaram seus impérios baseados em utilizarem as melhores práticas do mix de marketing tradicional  e nos dias atuais uma série de novas e bem sucedidas empresas estarão surgindo utilizando as melhores práticas de Inbound Marketing e a sua pode ser uma delas.

Em primeiro lugar devemos nos concentrar em contratar aquelas pessoas que citei acima, os que tem dna digital e são curiosas, que falam e entendem a língua da internet. Durante a entrevista, saia da “caixa”:

  • Pergunte quais blogs ela lê, se escreve ou mantém um blog, peça que lhe mostre e navegue com ela em seu blog;
  • Pergunte qual leitor de RSS ela usa e peça que lhe demonstre;
  • Descubra se ela fica em primeiro nas pesquisas do Google e se entende a importância disso;
  • Usa o Facebook, o LinkedIn, o Twitter? Qual a frequência de atualizações de cada? Peça que o candidato navegue com você em cada comunidade desta em que ele esteja presente;
  • Usa o Delicious, o Linkk, o dHitt, o Via6? Sabe pra que serve?

 

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Em segundo lugar, procuraremos entender e visualizar o alcançe do candidato. Conforme vimos acima, condição “sine qua non” é a presença na web e agora veremos a relevância dessa presença, através do alcance de suas mensagens.

Se se candidato escreve um blog sobre assuntos de seu mercado ou  se tem muitos seguidores no Twitter isso pode aumentar bastante a abragência de sua empresa, pois esse candidato abre novas possibilidades no topo do funil.  O ideal é descobrir o número de seguidores em cada canal destes e se possível fazer uma comparação entre candidatos e também em relação aos números de sua própria empresa em todos esses canais, para entender quão significativa ou não a aquisição deste candidato pode ser para expandir o topo do funil.

Em terceiro lugar contrate profissionais com habilidades na geração de  conteúdo. Além do natural interesse que conteúdo relevante desperta nas pessoas,  que o compartilham com suas redes, ele também atrai links de outros sites e aumenta o ranking em mecanismos de busca como o Google. Transforme seu website em um inbound marketing hub, com diversas formas de contato e distribuição.

Sugiro que solicite que o candidato escreva um artigo sobre algum  assunto tratado na entrevista e publique-o, para verificar a eficácia do mesmo: quantos comentários teve, quantas visualizações, quantos links atraiu e compare com a média suas publicações.

Finalmente mas não menos importante, recomendo que contrate candidatos que saibam usar o Google Analytics ou similares. Como já diz um amigo meu, vivemos em um tempo onde é possível consertar o avião com ele em vôo e aquilo que não era mensurável há 5 anos atrás agora é possível de ser 100% mensurado. Hoje em dia podemos ser  encontrados pelo Google, por meio de indicações de outros blogs, através de links de outros sites, de nossa página no Facebook, de nosso Twitter, enfim, uma mirídade de possibilidades que podem e devem ser mensuradas objetivando perceber o desempenho de cada uma delas na geração de leads, prospects e clientes.

Contrate pessoas que tenham o entendimento das ferramentas de análise e não apenas “impressores” de relatórios.  As novas e bem sucedidas empresas nesta era digital serão aquelas que analisarem essas ótimas informações para tomar decisões melhores.

E vocês, já estão atentos à essas novas competências essenciais à seus talentos?

Semana que vem falarei à respeito de como desenvolver e mensurar os profissionais de marketing online existentes na sua empresa.

Grande abraço e até lá.

Sobre a Inbound Marketing Brasil

Consultoria Inbound Marketing no Rio de Janeiro pioneira no Inbound Marketing desde 2009, a Inbound Marketing Brasil ajuda Empresas e Agências Digitais à implementarem e obterem o máximo de resultados com inbound marketing.

Nossa Consultoria Inbound Marketing contempla desde a definição de seus personas, passando pelo desenvolvimento de estratégias até a implementação e treinamento em ferramentas de automação em inbound marketing, atendendo uma demanda crescente em serviços especializados em aumento de tráfego, leads e vendas.

Criadores da Inbound School, também desenvolvemos plataformas de cursos online para Empresas e Agencias criarem um Ambiente de Ensino à Distância para si próprias e seus clientes.

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