"
Inbound Marketing Brasil

O que está acontecendo com o Facebook

 

Entenda porque o IPO do Facebook foi considerado o maior mico da história da Nasdaq

O facebook vai morrer em 10 anos?

Vejamos: A receita do Facebook em 2011 foi 3,7 bilhões de U$ dólares, com 900 milhões de usuários e cerca e 700 milhões ativos. Isso deve dar cerca de U$ 5,00 por usuário ao ano, o que convenhamos, É MUITO POUCO. Cerca de 15% da receita vem de jogos como o Zynga e Mafia Wars.

Quando falamos em lucro, aí que o número diminui, pois foi de U$ 1 bilhão em 2011.

Com a entrada pra valer de países como Brasil ( 2 maior acesso do mundo)  e India ( 3 maior acesso), os números ainda vão crescer, mas a habilidade de arrancar $$$$ dos usuários é cada vez menor. Por exemplo: Quem de vocês clica nos Facebook Ads ( anúncios na lateral direita)? Qual foi a última vez em que você clicou?

Só pra citar, a GM –  General Motors, que era uma das maiores anunciantes do facebook, RETIROU toda a verba investida na plataforma. Fica feio né?

iphone-ipod-touch-facebook-2-application

Facebook Mobile

A maioria dos americanos utiliza o facebook no celular. Sabe o que isso significa? Mais $$$ para as operadoras e menos $$$ para o facebook. Não cabem anúncios rentáveis no facebook mobile.  Existe a App Store e as Marcas já pagam para usar as APIs que tornam suas páginas fantásticas, mas com retenção média de cerca de 5 minutos. Novamente, MUITO POUCO pela grana gasta com essas APIs.

Como reter esses clientes? Qual o valor de um fã no facebook?

Sem contar que apenas 1% dos usuários (10 milhões de usuários) interagem com as Marcas.

Nos novos mercados o facebook vai crescer muito ainda, mas em casa, nos EUA, só em 2011 ele perdeu 300 mil usuários e U$ 30 milhões em receitas. O que explica , em parte isso?

  • usuários abaixo de 18 anos não gostam de Mídia Social ( de acordo com uma pesquisa de 2012 da Nielsen)
  • os usuários estão mais velhos: não é mais novidade, a vida anda, etc…muitos saíram. Uma rede social como o facebook é para se encontrar os amigos, se relacionar com as pessoas.

O Twitter, com 500 milhões de usuários é diferente. Não precisa socializar: você segue e pronto !

O Pinterest é pra organizar as suas coisas, seus interesses na rede e não para compartilhar coisas.

Flickr é para fotos e LinkedIn é, no fim do dia, uma ferramenta para ajudar arrumar empregos melhores, mas também é uma excelente ferramenta para divulgar a sua Marca

Facebook é para interação, e hoje em dia, existem muitas opções para isso.

A geração de 20-30 anos, primeiros usuários do facebook, agora tem seus afazeres e com o barateamento ( nos EUA em certa parte por aqui também ) dos serviços de telefonia móvel, tráfego de dados; qualquer um com um smartphone tira fotos e posta automaticamente no facebook. Sair com máquinas digitais, tirar fotos e depois postar virou coisa do passado ( recente, diga-se de passagem).

O desafio do Facebook é manter-se atrativo para as novas gerações que vem a milhão por hora e os outros usuários, que em 5 anos podem encher o saco!

Se eu posso mandar email, falar pelo skype, fazer video chamada pelo facebook e gmail, telefonar a custos baixíssimos para os amigos, o facebook acaba se tornando o lugar para socializar com os “conhecidos” . E aí passa a não ser tãaaaaao indispensável assim, concordam?

Por isso o facebook deve ser reinventar já, porque esse efeito vai se espalhar mundo afora.

instagramInstagram

O Facebook comprou o Instagram por U$ 1 Bilhão (e esse aplicativo não gera U$1 dólar de receita, que dirá de lucro ) só porque o Twitter queria comprá-lo. E comprou com o dinheiro dos investidores, que pagaram mais de U$ 38 dólares por “like” e já viram seu $$$$$ correr pelo ralo em apenas 3 dias após o lançamento.

Explica uma coisa: Como uma Companhia que fatura menos de U$ 4bilhões por ano pode valer U$ 100 bilhões??? Algo de podre no reino da facemáquina !!!!

O relatório sobre o IPO ( abertura de capital) divulgado dias atrás indicava tendências de queda de lucros em função do crescente uso de celulares e smartphones, mas esse relatório foi ocultado dos investidores

 

top-10-brands-on-facebook-300x249Quanto à participação das Marcas e do nível de engajamento nos Facebook  Adds, vemos atualizações de status beirando a idiotia e anúncios sem a mínima preocupação. Parece que os executivos responsáveis pela geração dos conteúdos das Marcas não estão sabendo usar  a ferramenta como deveriam.

Entender, ouvir e participar mais das discusões deveriam ser seu foco e talvez achassem o Facebook mais atrativo.

Eu por exemplo adoro usar para curtir com a cara dos torcedores  de futebol dos outros times do Rio de Janeiro que não o Flamengo, meu time, mas uso para seguir boas Marcas também. Marcas que me oferecem conteúdo relevante e que agregam valor aos meus conhecimentos para o meu trabalho.  Detesto saber se fulano ou cicrano fez chek in aqui ou ali.

Marcas têm que entender que, diferentemente do Google Adwords, onde você investe 1 real e ganha 1,20…2,00…3,00 – com a venda de seus produtos ou serviços, no novo funil do facebook o que importa é Brand, Awareness e Consideration.

O facebook perdeu sua força quando deixou de ser uma rede social para se transformar numa plataforma, pelo menos no mercado Mobile, onde não se prova capaz de rentabilizar e provocou mais de 18% de queda de suas ações desde o lançamento em maio/2012.

Como quase todos usam smartphones para fotos, update de status, check ins, o facebbok mobile está sendo morto pelo facebook de desktop, onde existem anúncios e outros conteúdos de cunho comercial.

monetize-mobile

Monetizar o Mobile é só parte da equação. E isso só nos leva a pensar em 1 coisa: Anúncios. E as plataformas para anúncios em Mobile até que não são o problema. O Google e a Apple fazem bem, mas a questão é: As melhores práticas de relacionamento entre usuários e Marcas na Timeline NÃO SE APLICAM ao mundo Mobile.

3-monetize-mobile-apps-ss_9301-300x173Outra coisa, a enorme receita recebida por Games como Zynga, Mafia Wars, Angry Birds no desktop, onde funcionam muito bem, não se aplicam no Facebook  Mobile. E enquanto não desenvolvem esta plataforma, os outros vao criando suas versões próprias para Sistemas Operacionais do Google, Apple, Microsoft ( leia-se Android, iOS, Windowns Phone, etc…) e ficam sozinhos com os lucros.

Enquanto não desenvolverem sua própria plataforma Mobile que renatbilize, seja via Anúncios, seja transformando 800 milhões de usuários em Caixas Eletrônicos ambulantes ( lembra do OI Pago?), fazendo os aparelhos funcionarem como uma extensão do Paypal, do PagSeguro, ou com a venda de produtos virtuais , que cresceu de U$ 2 bilhões em 2007 para U$ 7 bilhões em 2010, chegando a U$ 15 bilhões em 2014.

Mas até lá, tormentas à vista.

Mas na verdade, na verdade, eu acho é que o facebook perdeu a graça !

É isso ae pessoal, e vocês, o que acham?

Grande abraço e até a próxima.

novembro 25, 2016

0 responses on "O que está acontecendo com o Facebook"

    Leave a Message

    Sobre a Inbound Marketing Brasil

    Consultoria Inbound Marketing no Rio de Janeiro pioneira no Inbound Marketing desde 2009, a Inbound Marketing Brasil ajuda Empresas e Agências Digitais à implementarem e obterem o máximo de resultados com inbound marketing.

    Nossa Consultoria Inbound Marketing contempla desde a definição de seus personas, passando pelo desenvolvimento de estratégias até a implementação e treinamento em ferramentas de automação em inbound marketing, atendendo uma demanda crescente em serviços especializados em aumento de tráfego, leads e vendas.

    Criadores da Inbound School, também desenvolvemos plataformas de cursos online para Empresas e Agencias criarem um Ambiente de Ensino à Distância para si próprias e seus clientes.

    Inbound Marketing Brasil.
    Não Procure. Seja Encontrado !

    Certificações

    SharpSpring Partner Platinum Certification

    Hubspot Certification

    Inbound Certification

    Google Mapas Reviews

    ""