Crie um Blog e Seja Encontrado 2/3

Como ser encontrado na blogosfera através do conteúdo de seu Blog.  2/3

blogsOlá Pessoal, dando continuidade ao post da semana retrasada sobre Como Ser Encontrado através de seu Blog , falaremos mais um pouco sobre o universo da blogosfera gerando tráfego para seu negócio.

Ajude o Google a encontrar você.

Nesse contexto falarei um pouco sobre SEO ( Search Engine Optimization) e como utilizar as técnicas para escrever corretamente seus artigos.

A primeira coisa a se preocupar em relação à SEO é o Título do seu artigo. Cada artigo de seu blog é uma nova página que fica armazenada no Index do Google e têm a capacidade de levar visitantes para seu site. Quando o Google faz a comparação entre o que está sendo buscado no momento com as páginas que ele tem armazenadas no seu Index, uma das coisas mais importantes é tentar “casar” o que está sendo procurado na busca com o título que mais se aproxime dessa busca.

Se quiser, por exemplo,  que seu artigo sobre Educacão Infantil  apareça nos primeiros resultados do Google, necessariamente  esta frase deve estar presente no Título de seu artigo. Não que seja uma garantia de sucesso total, mas ajudará consideravelmente. Junto com o  Título, olhe para palavras=chave que sejam relevantes e descrevam  sua indústria/mercado e transforme-as em Textos Âncoras ( hyperlinks) . Por exemplo, se no texto de seu artigo contém a frase “melhor evento de hipo hop do Rio” então transforme essa frase num link que leve à página de seu site que tem esse conteúdo. As palavras e frases que o Google e outros Mecanismos de busca enxergam nesses hyperlinks ajudam-os a entender a relevância da página que está sendo linkada.  Se você já tem um blog há algun tempo, recomendo que reescreva seus títulos e destaque links em suas postagens antigas.

Se vocês querem que seus artigos sejam lidos e indicados, twitados e retwitados, o melhor é se dedicar a criar títulos que sejam realmente atrativos ao primeiro passar de olhos. Recomendo que gaste metade de seu tempo escrevendo seus artigos e a outra metade criando excelentes títulos.  E por que isso é tão importante? Nos dias corridos de hj em dia, onde seu artigo pode ser acesado via RSS, via email, via email vindo de seus colegas para outros, via busca no Google, via Social Media, dvemos ter em mente que as pessoas estão SUPER bombardeadas com informações de todos os lados e todas as fontes, logo você tem cerca de meio segundo para que uma pessoa leia seu título e decida se abre ou não seu artigo. Pense na maneira como você mesmo filtra, em segundos, as coisas que lerá ou deletará de sua frente. Quando você faz uma pesquisa no Google, você clica em todos os 10 resultados ou apenas naquele que lhe parece mais aproximado de sua busca? No Facebook você clica em todas as atualizações de sua rede ou apenas nas que acha mais interessantes? Sacaram meu ponto de vista?

Lembre-se: Seus artigos estão competindo com milhares de outras fontes de informação e seus Títulos precisam ser irresistíveis!!

Dê um empurrãozinho em seus arrtigos

Agora que você já gastou seu precioso tempo escolhendo títulos e escrevendo seus artigos a hora é de divulgar para que  o máximo de pessoas possível possam lê-lo. No Facebook, no Twitter, no Orkut e LinkedIn existe a possibilidade dessa divulgação. Coloque seu link no campo ” O que vc está pensando”  e peça a seus amigos e companheiros que compartilhem em suas respectivas redes. Você pode encorajá-los a votar em seus artigos, diponibilizando botões de redes sociais, como o Digg, o Dihitt, o Via 6, Ueba etc…

Diversos segmentos do mercado e indústrias específicas têm seus outros canais próprios, como fóruns de discussão, grupos no yahoo, no LinkedIn…… cabe a você fazer esta pesquisa e ir ao encontro dessas  comunidades.

Caso esteja começando a blogar, sugiro que em primeiro lugar envie seus links para sua lista de email e convide-os a lerem, a comentar, a seguí-lo, a subscreverem por RSS, enfim, coloque a boca no mundo. mas lembre-se , isso é só no começo. Depois vira encheção de saco. E você não quer isto, não é mesmo?

Encoraje seus leitores  a deixar comentários, especialmente se eles não concordarem com o que você escreve. Quando leitores visitam seu artigo e vêem uma porção de comentários eles acharão que seu artigo é interessante e poderão lê-lo e participar da conversa através dos comentários. Se você não pedir aos seus leitores que comentem, realmente fica mais difícil para que eles se manifestem livremente.

À primeira vista pode parecer estranho deixar que qualquer um comente em seus artigos, principalmente clientes insatisfeitos ou concorrentes, que raramente o fazem, mas caso aconteça recomendo que permita que os comentários permaneçam na página, pois é uma ótima oportunidade de publicamente lidar com objeções e mostrar suas habilidades em lidar com os clientes.

Caso você não se sinta confortável com a idéia, quase todas as plataformas de blogs permitem que se faça um filtro dos comentários antes de publicá-los. Mas perceba que isso não joga a seu favor. Pessoas podem se sentir censuradas em seus comentários e podem pôr em risco suas verdadeiras intenções.

Muitas plataformas também têm sistemas que enviam emails para você a cada vez que um comentário é postado, permitindo que você possa respondê-los de forma quase que imediata. Isso fará com que a conversação em seu site seja estabelecida vde forma continuada.

E vocês, como têm feito para divulgar e gerenciar o conteúdo de seus artigos?

Semana que vem eu finalizo, falando dos motivos do fracasso de alguns blogs e como fugir destas armadilhas.

Grande abraço e até lá!