Como o Facebook mudou o funil de venda das empresas online
Vamos falar um pouco sobre o fenômeno do Facebook nos atentando à forma como o clássico funil de vendas das empresas online se modificou e dinamizou e mostraremos que a força propulsora deste processo é você, o usuário.
Lembraremos como funciona o funil de vendas classsico da web , dividido em 3 etapas :
centenas de milhares de prospects na larga boca do funil, oriundos dos canais de marketing tradicional ( malas diretas, mídia impressa, emails em massa, mídia exterior, feiras, catálogos, panfletos, encartes etc..) e de inbound marketing ( google, blogs, mídia social).
Milhares de clientes em potencial no segundo estágio, onde suas preferências, curiosidades e necessidades devem ser atendidas, para que possam passar ao próximo passo…
O bico do funil, onde efetivamente convertem e tornam-se clientes.
Podemos observar que as métricas que são aferidas referem-se quase sempre em relação à rentabilidade ( número de clientes/ clientes em potencial) de cada canal e ao ROI – retorno sobre o investimento ( $ aferido/$ investido), e dados de 2010 revelam que o custo de aquisição por leads dos canais de inbound marketing são 60% mais baratos do que os de outros canais tradicionais.
Num mundo onde vendas e marketing dominam, entender corretamente como funcionam o funil e as taxas de conversão ajudará essas duas áreas a interagirem e colaborarem para o sucesso.
Algumas ferramentas, como o Hubspot Software da figura acima, permitem verificar qual canal está impactando mais vendas e conversões, em tempo real, facilitando assim a tomada de decisoes. De acordo com o monitoramento é possível direcionar os esforços para os canais mais rentáveis e tentar aprimorar ( ou abandonar) aqueles que não estão dando muito resultado.
O antigo funil baseava-se nos preceitos quase que hierárquicos de Awareness, Interest, Demand e Action, culminando na Venda!
Um processo de inicio, meio e fim !!!!!
O Facebook mudou isso tudo. O processo agora é constante, como podemos observar no esquema abaixo:
Vemos agora uma mudança de paradigma na forma como gerar, interpretar e gerir o novo funil.
Com todas as funcionalidades da plataforma do Facebook, é possível conectar-se, conversar, compartilhar arquivos, histórias, fotos e emoções tudo no mesmo lugar e a grande sacada do negócio é entender que o usuário mudou a forma de interagir com as pessoas e com as marcas, e que além da facilidade e utilidade no conteúdo que ele consome, compartilha e evangeliza, ele também quer uma experiência mais do que satisfatória ao usar uma ferramenta, e o facebook proporciona tudo isso num único local:
você pode ter usuários vindos de alguns canais em função do Awereness ( reconhecimento) , como a pagina de fãs, os links patrocinados e os consumidores que adoram seu conteúdo.
Mas além disso, eles precisam sentir que existe um Value Exchange( troca de valor agregado), uma troca de valores, por intermédio dos botões Like, comentários, compartilhar e das transações que podem ser feitas em função disto.
Aliados à Experience, toda uma gama de experiências que se distribuem entre as páginas, os aplicativos, plugins e os Facebook ads.
A grande diferença é que ao contrário do Funil Tradicional Web 2.0, que tem início meio e fim, agora o novo funil do Facebook quebra esse paradigma e nos faz entender que o funil não inicia nem acaba, ele é um ciclo constante de monitoramento, medição e interação onde cada segmento interage com o outro e mais, se interlacionam para oferecer a melhor plataforma que atenda essa demanda do usuário.
A Mudança já está em curso e as empresas que entenderem essa plataforma usada por quase 10% da população mundial ( diria 50% da pop. Online) e a utilizarem de forma correta para fazerem seus negócios, certamente sairão à frente de seus concorrentes ainda tão irraigados nos modelos de 4, 5 anos atras. A web é dinâmica.
E vcs, como usam o Facebook ?
Grande abraço e até a próxima!