Qual o valor de um fã no facebook?

Você está Investindo em Fãs no Facebook ou simplesmente colecionando-os? Qual o valor de um fã?

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Analisando a pesquisa realizada com mais de 4000 pessoas e empresas pela empresa americana Syncapse e apontam dados relacionados à empresas de B2C.

Na média, temos dados iniciais:

  • Fãs gastam cerca  de R$ 150,00 a mais do que não fãs
  • Fãs ão 28% mais propensos a continuar usando a Marca
  • Fãs são 41% mais propensos a recomendar produtos à seus amigos

Fãs e não fãs têm um comportamento diverso, como por exemplo, gasto com produtos e serviços, lealdade, fidelidade e afinidade à Marca e propensão à recomendar , entre outros.

Esses valores variam também dependendo das Marcas em si.

Fatores como preço de prod/serv , mudança na forma como consumimos produtos e serviços, facilidade do processo de compras, frequência de compras e a forma correta como a Marca se posiciona, é percebida e se relaciona com seus clientes e fãs e que valor essa Marca agrega aos consumidores acabam influenciando no comportamento de compras do consumidor.

Isso implica que não podemos contar nossa popularidade apenas pelo número de “Likes”. Se você tem uma marca forte e seus não-fãs também tem lealdade à sua marca, o valor de seus fãs é menor e decresce com o tempo.

Dados mostram que um fã médio interage com uma Marca cerca de 10 x ao ano e faz uma recomendação à essa Marca à sua rede, enquanto que um fã ativo faz cerca de 30 interações/ano e 10 recomendações.

A grande sacada das Marcas é identificar esses fãs e movê-los de médios para ativos..

Visto isso, o valor deve ser medido qualitativamente e não quantitativamente. Não é simplesmente obter novos fãs, mas sim cativar mais e melhor os já existentes, gerar relacionamento com eles e gerar valor para eles com esse relacionamento.

Quanto mais fãs, menor o engajamento. Isso só faz sentido se sua Marca quiser manter um relacionamento direto e individual com cada um. Mas é claro que se você tiver 100 mil fãs, a questão muda.

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Gasto dos fãs

Como citei acima, os fãs estão propensos a gastar cerca de 150,00 a mais que os não fãs, mas o que ocorre em mercados B2B, onde o os preços são muito mais altos, o ciclo de vendas é maior e a base de fãs pode não ser composta de decisores?

Estudos mostram que empresas B2B são menos propensas à se engajar na mídia social, principalmente por não entenderem ainda como medir o Roi das Mídias Sociais nessas ações.

Faça uma análise mais profunda na base de fãs e responda: Quem são esses fãs que nos seguem e por quê? Realmente nos importamos se eles comprarem algumas vezes algum produto/serviço nosso e se eles têm condições financeira de pagar por eles?

Ou como líderes de pensamento em nossa indústria, se queremos fazer parte da conversa da nossa comunidade sobre o mercado e nossa Marca?

Num mercado B2B com certeza não atingiremos todos os decisores, mas existem muitos benefícios em ter esses fãs (não decisores) na nossa base e na nossa comunidade. Isso pode ser percebido claramente na nossa indústria de Marketing Digital, onde os profissionais de diversas Cias se relacionam em grupos e comunidades .

Neste caso o ROI não pode ser medido apenas em função de $$$, mas em referências, em convites para participar de eventos, para palestrar em eventos do setor, nas indicações de outros players que talvez não estejam dando conta de alguns clientes de sua carteira, etc
Em termos numéricos, existem algumas variáveis, como por exemplo se a base não é grande mas nosso preço é muito alto, uma conversão via facebook terá um ROI muito maior do que se tivermos uma base muito grande com muitas conversões e preço baixo.

E finalizando podemos falar de engajamento e promoções de outros canais, como os blogs e o Twitter. Muitos fãs interagem entre si e entre fãs de outras Marcas e isso acaba dando destaque também à nossa Marca.

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Recomendações

Fãs tendem `a recomendar cerca de 41% a mais do que os não fãs e isso faz todo o sentido. A idéia de recomendação está diretamente ligada à Busca Social, que aumenta a aposta no valor de um fã no que diz respeito à recomendações .

Nesse caso, o valor de um fã é relativo ao boca-á-boca positivo que acontece torno de uma Marca.

38% dos entrevistados se mostraram favoráveis à tornar-se fans de uma página caso existam familiares ou amigos próximos que também o sejam. E assim aumentam as chances de obter mais fans quando alguém vê uma recomendação de alguém em sua comunidade, nos resultados de busca e até no Google.

É uma questão de Carinho

A pesquisa ainda revela que 81% dos fãs sentem uma relação com as Marcas versus 39% dos não fãs que fazem o mesmo. 87% dizem que se sentem confortáveis, conectados e felizes com as marcas, contra 48% dos não fãs.

E isso acontece por alguns motivos:: Quando a Marca interage com sua comunidade isso torna-a mais humana, mais próxima da realidade e cria um relacionamento, que no fim do dia, sempre é a chave para o sucesso.

Resumindo:

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O valor de um fã é apenas uma métrica e mesmo que possamos até valorar fãs e seus “likes” ‘não temos como forçar as pessoas à tornarem-se fãs em troca de obter os benefícios que oferecemos à nossa comunidade no Facebook. Na realidade existem não-fãs que interagem com a Marca até mais do que fãs. Entao a grande sacada é :

Se as pessoas quiserem ser fãs da página : Ótimo;

Se curtirem nossas publicações: Melhor Ainda; Porém, o que importa mesmo é que elas estejam por lá.

Uma métrica sozinha em Social Media nunca é bastante o suficiente, porque as coisas se interconectam umas com as outras e existem diversas métricas a serem observadas e entendidas. E isso não é tarefa fácil .

A saída é estabelecer os objetivos que você quer alcançar e as métricas que quer aferir para então avaliar o sucesso de seus esforços de Marketing nas mídias sociais .

Neste contexto, o valor de um fã é apenas mais uma métrica e popularidade nem sempre é igual à sucesso.

E vocês, como engajam e tratam seus fãs no facebook?

Grande abraço e até a próxima!