
SharpSpring, Hubspot ou RD Station?
SharpSpring, Hubspot ou RD Station? Diferenças entre as principais plataformas de Automação de Marketing disponíveis no país:
Automação de marketing: plataforma da SharpSpring se destaca entre Hubspot e RD Station
SharpSpring, a norte-americana consolidada no mercado internacional e presente em
26 países, chegou ao mercado nacional no ano passado prometendo revolucionar a automação de
marketing. Antes de completar um ano em terra tupiniquim, o braço da empresa no país tem apresentado
os melhores números de crescimento da plataforma entre todos os mercados em que atua.
Até então, a área era dominada pela Hubspot, pioneira mundial no Inbound Marketing, e a nacional RD
Station, criada em 2011. A SharpSpring chegou com a estratégia de oferecer um software mais barato,
amigável e tão completo quanto a líder do mercado mundial Hubspot. Também é mais robusto
e apresenta diferenciais da catarinense RD Station, dando conta de negócios mais completos, o que
colocou a empresa num lugar de destaque na briga por espaço.
Mas diferente das concorrentes, o foco da SharpSpring tem sido as agências de marketing digital e a
plataforma é adaptada a este setor.
Mas qual das três plataformas é a melhor para a sua necessidade?
SharpSpring x RD Station
A plataforma da SharpSpring chegou ao país mais robusta do que a RD Station, oferecendo
serviços que a empresa brasileira não tinha e continua não tendo. Um dos aspectos mais importantes é o
CRM nativo. Com este dispositivo integrado à ferramenta de automação de marketing, é possível ter um
cadastro onde é revelado qual o perfil do consumidor, quais produtos são mais desejados, quanto tempo
leva até a decisão de compra. Informações que ajudam a estabelecer a estratégia de marketing e de gestão
da empresa. A RD não possui um CRM e os clientes que quiserem contar com o serviço precisam adquirir
de outra empresa.
Enquanto isso, a SharpSpring atua em duas frentes: a de oferecer o serviço já pronto dentro
de sua ferramenta e o de integrar com outras plataformas que os clientes já usem. Outra diferença está no
Visitor ID, recurso que permite rastrear quem acessa a página da empresa. Assim é possível obter
informações do que as pessoas procuram e que páginas acessam. Esse mecanismo é fundamental para
redirecionar as estratégias e garantir que este visitante continue no funil de compras.
Um ponto positivo da RD Station é a possibilidade de fragmentar os serviços de automação
de marketing, enquanto a SharpSpring oferece o pacote completo. Para uma parte do público, ter
somente alguns dos serviços atende às necessidades, já para outros, somente todas as funcionalidades
dariam conta das demandas, como é o caso das agências de marketing digital.
SharpSpring x Hubspot
A Hubspot de fato é a gigante do mercado de automação de marketing e é pioneira da área.
Ela tem uma das plataformas mais completas, mas não está acessível a todos os orçamentos. Contar com
esses serviços pode ter um preço bem salgado, principalmente para empresas de médio e pequeno porte.
O software é indicado para grandes negócios, com faturamento acima de R$ 2 milhões.
Mas a SharpSpring também entra nesse jogo dos grandes negócios por oferecer um produto
robusto, com muitas funcionalidades. A diferença está no preço menor. Com isso, a plataforma transita
entre as grandes e as pequenas. Outro diferencial está em oferecer uma plataforma amigável, lógica na
hora de acessar. A Hubspot tem uma ferramenta mais complexa e pode exigir paciência e muita atenção
na hora de gerenciar as informações. Enquanto isso, a SharpSpring oferece uma plataforma com fácil
acesso e movimentação entre os recursos.
Por que escolher SharpSpring, Hubspot ou RD Station?
A RD Station tem seus méritos por ter sido desenvolvida no Brasil e por ser uma
das primeiras empresas a incentivar o Inbound Marketing no país. A plataforma é dedicada a pequenas e
médias empresas e tem como característica fragmentar o serviço para baixar o custo. O cliente pode optar
por diferentes pacotes, com valor acessível. Mas há limitações, como só podendo ter 15 usuários e uma
carteira de contatos de 5 mil leads. Se passar disso, é preciso pagar a mais. Também não conta com
suporte por telefone, somente por e-mail. O maior complicador é não ter um CRM nativo,
necessitando buscar esse serviço com outra empresa, o que também tem custo extra.
Enquanto isso, a líder do mercado Hubspot oferece atualmente o software mais
robusto, porém cobra bem por esse serviço. Apesar de ter número de usuários ilimitado, oferece apenas 1
mil contatos iniciais. Se o cliente precisar de mais, vai ter que pagar por isso. Como a plataforma já é cara,
pode ficar inviável para alguns negócios. O interessado terá que avaliar se vale a pena desembolsar todo
esse valor para contar com recursos como: desempenho da página e criador de call-to- action. Além, é
claro, de ter CRM nativo e suporte por telefone.
Por isso, a SharpSpring se destaca das duas concorrentes por realmente oferecer o melhor
custo-benefício em automação de marketing do Brasil. Em tempos de crise financeira, a exigência das
empresas é por mais serviços por um custo menor. Recursos como o tão importante CRM nativo, que
permite a integração de marketing e vendas, se destacam na avaliação dos clientes. É também a única das
três empresas a oferecer monitoramento de IP e contatos ilimitados, além de não exigir vínculo de longo
prazo e cobrar multas e taxas caso o cliente opte por suspender o contrato. Realmente, é a opção mais
viável para quem precisa economizar, mas necessita de uma plataforma de qualidade para os seus
negócios.
Espero que possam tomar a melhor decisão para a realidade de suas agências e empresas. E caso
precisem de uma ajuda, podem contar comigo.
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Grande Abraço e boa leitura
Até a próxima !
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