Utilize conceitos de Inbound Marketing para medir o reconhecimento de marca na mídia social.
1- Tenha um objetivo – pq sua empresa está presente? De acordo com o objetivo é que vem as métricas.
Awarenes – Meça o share of voice, o alcançe, readership e o engajamento com o conteúdo (ações x views)
Aumento da satisfação através de suporte ao cliente – Sentimentos, taxa de satisfação em pesquisas, velocidade na resolução de problemas e o % dos problemas resolvidos.
Criar produtos e serviços melhores através de pesquisas de marketing – verifique as Top Marketing Trends e satisfação com vários produtos concorrentes
relacionamento com clientes (client advocacy) – Veja quem são as pessoas que se relacionam com os clientes, meça sua influência, alcançe e envolvimento com seus produtos e conteúdo.
2- Coloque todos seus departamentos e seções numa mesma plataforma.
Coloque-os para trabalharem unidos e com um mesmo objetivo.
Entenda que objetivos são importantes para cada setor e configure-os com estratégias e métricas que faça, sentido. É necessário estabelecer um processo onde todos os deptos possam comunicar-se e compartilhar as métricas corretas para as pessoas corretas, por demanda.
Crie um dashboard de fácil acesso à todos os deptos ao invés de ficar disparando emails corporativos.
3- Sempre considere o contexto.
Métricas sem contexto são apenas números. Se vc sabe que sua média de social media conversation é de 42%, por exemplo, o que isso representa em relação à concorrência? Sempre olhe os números em relação à seu mercado.
Dados – Quais dados vc precisa? Que canais irá medir?
Relatórios – Defina como compartilhar a informação.
Algumas ferramentas premium permitem que vc automatize tudo e distribua as informações relevantes à cada setor, recebendo as atualizações até por email.
Utilize a intuição – Não se basei apenas nos dados, confie também na intuição de seu profissional de social media, mesmo que seja um consultor externo.
Orçamento – Vc têm budget ou só dá pra utilizar free tools? Tenha em mente que as ferramentas free às vezes podem ser mais difíceis de usar e configurar, ou podem vir com funcionalidades à menos.
Facilidade de usar – Se vc tem poucos ou limitados recursos é melhor escolher uma ferramenta que permita que vc realize seu trabalho com mais facilidade. Considere as que tenham alertas, módulos de trabalho e ferramentas analíticas avançadas.
5- Faça auditoria
Depois de escolher a plataforma, tire o retrato de seu negócio. Perceba onde vc e seus concorrentes estão hj e use isso como uma referência para comparações posteriores.
Ao fazer a auditoria atual, vc conseguirá criar o atual share of conversation de vários concorrentes e canais. Durante o processo vc vai aprender onde e como ouvir por assuntos relacionados aos seus prod/serviços e onde e como construir relacionamentos como líderes de pensamento e influenciadores.
6 – Procure à fundo em todos os seus canais
veja o share of conversation de cada canal
veja os concorrentes
com um gráfico que reflita o share of voice, o buzz e os sentimentos será possivel que vc entenda o que está acontecendo em um determinado momento.
7- Realize testes A/B direto
Está com algumas campanhas no ar?
Curioso p/ saber qual conteúdo reage melhor ?
Quer saber sobre a adoção de determinadaqs funcionalidades?
Da mesma maneira que testamos sites, páginas, landing pages e etc, vamos testar também o sentimento das pessoa junto à seu conteúdo.
E vocês, têm observado como sua empresase comporta na mídias sociais? Acho q está na hora.
É isso.
Grande abraço e até a próxima!