Facebook x Twitter – Dados interessantes e reveladores sobre usos, comportamento dos usuários e valor das ferramentas para as marcas
Olá Pessoal
Semaninha curta, artigo mais curto ainda, rs.
Antes mesmo deste artigo ser publicado, a consultoria americana Experian Hitwise divulgou um estudo que aponta o Facebook como o site mais visitado nos EUA, com 8,9% das visitas , contra 7,2% do Google e também aponta o termo “facebook” como o mais buscado nas pesquisas em 2010. (se considerarmos os acessos à YouTube e Gmail, aí o Google lidera, com 9,9%)
Dito isto, observando os updates diários das 2 ferramentas, Facebook e Twitter, verificamos através do estudo realizado pela consultoria americana Digital Surgeons, que apenas 1 em cada 4 amigos no facebook são colegas de estudo; irônico, dado ao conceito inicial da ferramenta.
Apesar da enorme diferença entre o numero de usuários entre as 2 ferramentas ( 500 Mi do Facebook contra 105 Mi do Twitter)podemos identificar possibilidades de marketing bastante diferentes entre as duas ferramentas:
- 40% dos usuários do Facebook seguem uma marca
- 25% dos usuários do Twitter seguem uma marca
- 51% dos usuários do Facebook que seguem uma marca, adquirem produtos/serviços desta marca
- 67% dos usuários do Twitter que seguem uma marca, adquirem produtos/serviços desta marca
Isso mostra que apesar dos grandes números absolutos do Facebook, o Twitter ainda consegue uma fidelização maior, com taxas de conversão Altíssimas em seus leads qualificados.
Outro dado interessante é quantidade de usuários fora dos EUA: são 70% do Facebook contra 60% do Twitter, mostrando uma tendência do Twitter ser mais “local” e o Facebook mais internacional. E as Marcas devem estar atentas á isto ao definir seu target.
Quanto ao uso, vejamos:
- Login – Facebook – 41% acessam todo dia Twitter – 27% acessam todo dia
- Updates – Facebook – 12% atualizam todo dia Twitter – 52% atualizam todo dia
Esses números mostram que apesar do Facebook ter um número maior de usuários que acessam diariamente, não são muitos os que participam da conversa; já os usuários do Twitter que acessam diariamente são MUUUIIITO mais participativos do que os anteriores.
Pra fechar, um dado importante: MOBILE – de acordo com a pesquisa, 30% dos usuários do Facebook acessam via mobile contra 37% dos usuários do Twitter . Lembrem-se que não podemos ignorar o crescimento exponencial do uso de redes socias em celulares e smartphones, que em 2011 será maior do que em PCs e que no Brasil, em 2010 representou 20% das vendas.
E vcs, usam mais o Facebook ou o Twitter? Para entretenimento ou para negócios? Relate pra nós a sua experiência.
E é isso pessoal, finalizando um ano repleto de conquistas e realizações para todos aqui na Inbound Marketing Brasil, desejamos um Feliz Ano Novo à todos os leitores, seguidores e participantes de nossa comunidade e que em 2011 possamos seguir adiante na nosso estudo de inbound marketing, conquistando muitos prospects, leads e clientes.
Até lá!