A evolução das atribuições dos profissionais de SEO e as implicações dessas mudanças no trabalho do dia a dia
Olá pessoal, como estão?
Andei dando uma pesquisada aqui, uma fuçada ali e encontrei umas considerações de um dos papas do SEO e um dos fundadores do SEOMoz, o Rand Fishkin, que descreve a evolução das atribuições e do trabalho de um profissional de SEO desde os primórdios em 1999 até o advento do Google Panda em 2011.
Inicialmente, de 1999 à 2003, as atribuições de SEO eram divididas em quatro grupos, a saber :
- Acessibilidade – Saber se o site era encontrado pelos crawlers do Google e se o conteúdo poderia ser lido pelos mesmos; Desenvolver uma arquitetura que fosse amigável aos mesmos e limitar a duplicação do conteúdo; Uso de HTML sitemaps;
- Keywords – Pesquisa básica de keywords, focando em otimização de keywords on-page e textos âncoras no próprio site;
- LinkBuilding – Feito dentro da network do dono do site; Uso intensivo de cadastro em diretórios; Uso de sites e blogs pessoais para gerar links;
- Busca Vertical – apenas por imagens;
Então houve uma evolução na web e o advento da web2.0, que podemos limitar como sendo o período de 2003 à 2008, e a profundidade das tarefas de SEO mudou um pouco em relação às anteriores. Temos agora :
- Acessibilidade – Uso de XML sitemaps; Controle de conteúdo relevante x imagens e gráficos; Uso da tag canonical para definir qual a url que realmente é relevante, evitando o problema de conteúdo duplicado; Uso de links nofollow para efeitos de PageRank;
- Keywords – Análises mais difíceis de keywords, bem como o uso de keywords em imagens; Controle de manipulação de keywords, principalmente em rodapés de página;
- LinkBuilding – Agora o network se extende às mídias sociais para alavancar os links; Uso de táticas de PR e Press Releases Otimizadas; Uso de conteúdo gerado por terceiros; Criação de widgets e distribuição de “crachás” virtuais (badges) para usuários colocarem em seus sites e perfis pessoais (ser parte de algo motiva pessoas a criarem links); Uso de conteúdo que possa ser incorporado à sites e midias sociais de terceiros, como por exemplo o “embeded” do youtube, entre outras ações;
- Busca Vertical – Uso da busca local e Google Maps e Places; Busca em plataformas de vídeo como Vimeo, Youtube, Tubemogol; Otimização para Comparadores de preços( Buscapé, Zura, BoaDica, etc…);
Nos últimos 3 anos o que temos visto é um cenário completamente diferente, muito em função da maturidade do usuário quanto ao uso da rede e também em função das tendências de marketing que afetaram substancialmente o mercado de SEO nestes últimos anos.
Entre os fatores citados por exemplo, pelo Fishkin, cito:
- Updates do Google, como o Vince e o Panda, que premiam principalmente os sites com de maior relevância e autoridade que favorecem uma melhor experiência do usuário e o melhor conteúdo;
- A mudança no comportamento do consumidor e a forma intensa como participa nas redes sociais – 1 a cada 4 minutos na rede é usado na mídia social – e a disseminação das mais variadas plataformas para cada tipo de interesse; Linkedin assumindo o posto do MySpace como a 2 rede mais acessada dos EUA.
- A explosão da criação de conteúdo relevante como parte da estratégia de marketing online, com cerca de 57% dos negócios online possuindo um blog corporativo para fazer negócios e serem encontrados, segundo uma pesquisa Hubspot de 2011
- O crescimento exponencial dos negócios, aplicativos e plataformas Mobile.
- E finalmente a crise de 2008, que motivou uma grande mudança na forma como as empresas pensam sua relação com seus empregados e no uso de técnicas de inbund marketing na contratação de funcionários “digitais”
Sendo assim, vamos às diversas mudanças nas funções dos profissionais de seo atuais, com um número muito maior de responsabilidades e consequentemente maior de importância dentro da estratégia de qualquer negócio online:
- Acessibilidade – criar sites que os crawlers possam rapidamente encontrar e indexar
- Estratégia de Conteúdo e Geração de Conteúdo – Elaborar planos e estratégias para utilizar os recursos disponíveis na empresa para a criação de conteúdo relevante, que possa ser lido, compartilhado e curtido. Possibilitar que a criação de conteúdo relevante possa ser segmentada em diferentes fontes, como artigos de blogs, infográficos, apps, ferramentas, etc…
- Otimização de Google Mapas para Busca Local – Otimização para aparecer na Busca Local e portais, tanto na web como na mídia social, bem como monitoramento da busca local .
- LinkBuilding – Pesquisa e busca de oportunidades de aquisição de links
- Busca Vertical – Otimização de imagens, vídeos, notícias, telefones e endereços canônicos, social media, produtos, comparadores de preços, etc…
- Mídia Social e Gerenciamento de Comunidades – Engajamento da marca no Twitter, Facebook, Google +1, Plataformas de Social Bookmarking e Social News para aumentar seu alcance web bem como Criar e participar de conversações ao redor de sua marca de maneira positiva visando gerar reconhecimento e lealdade dos consumidores.
- Monitoramento de Reputação Online – Observando os resultados de Busca em torno de sua marca, nas observações preliminares na mídia social e no conteúdo web para medir o sucesso e possíveis danos na imagem das Cias.
- Pesquisa e Target de Keywords – Escolher as melhores e mais adequadas keywords e empregá-las de forma correta.
- Alcance da network – Aprimorar a amplitude, profundidade e alcançe da rede social para atingir um número maior de possíveis consumidores e conexões
É pessoal, muita coisa e muita responsabilidade nas costas da galera do SEO, e tem gente que acha que SEO é só mudar umas tags e uns titles que está tudo resolvido.
E vocês, têm tido muito trabalho com suas tarefas de SEO? Contem para gente.
Um Grande abraço e até a próxima!