Se criarmos um conteúdo notável, seremos encontrados por nossos possíveis clientes.
Dando sequência ao artigo da semana passada, onde falamos sobre a proposta de valor de sua empresa , falaremos hj sobre a importância de um conteúdo realmente notável a respeito de sua empresa, seus produtos e serviços e os benefícios que isto trará para sua empresa.
Primeiro, um conteúdo notável atrairá links de outros sites apontando para o seu. Ou seja, queremos que outros geradores de conteúdo na internet sejam induzidos a gostar do que você faz e consequentemente linkar de volta para seu site. Cada link desses é importante porque os links mandam visitantes qualificados para seu site e ainda indicam ao Google quão interessante é seu site para rankear em determinadas palavras-chave, a ponto de outros sites também apontarem para o seu.
Segundo, um conteúdo notável é muito fácil de se espalhar nos sites da mídia social, como Twitter, facebook, YouTube, entre outros .
Para se aproveitar desses 2 fatores, sua empresa deve se comportar como uma fábrica de geração de conteúdos notáveis. Cada parte desse conteúdo deve ter links para ser encontrado por esses sites e também pelo Google, bem como através dos sites da mídia social.
A melhor coisa de um conteúdo notável, com diversos links é que estes links não desaparecem jamais. São para sempre!!!! Quanto mais conteúdo você produzir mais tráfego de qualidade você atrairá para substituir o tráfego gerado por seu antigo conteúdo.
Um conteúdo notável se comporta exatamente ao contrário de uma campanha PPC, onde você paga e tem que continuar pagando para ter mais vistantes. Ele é uma benção que não se acaba. É só continuar abastecendo sua audiência que ela lhe trará resultados.
A dica aqui é um conteúdo que possa facilmente ser criado e espalhado pela rede, como por exemplo:
- Artigos em Blogs, com tópicos de interesse no seu mercado.
- Videos curtos de 2 a 3 minutos sobre assuntos de seu mercado. Videos de seus produtos e serviços são bons também, mas não se espalham tão facilmente
- Web Seminários, com apresentaçoes de P.Point online
- White papers para educar seu mercado sobre tendências, desafios, conquistas etc… Nunca fale sobre seus produtos
- Podcasts com programas de cerca de 10 min, tipo rádio, ou entrevistas com pessoas influentes no seu mercado.
Uma coisa é certa; quanto mais conteúdo relevante você desponibiliza, mais links de qualidade você conseguirá. Afaste-se da antiga idéia de guardar a sete chaves seu conhecimento; Compartilhe-o e você só terá a ganhar.
Até 10 anos atrás, o sucesso de seu marketing dependia da largura de sua carteira. Hoje depende da largura de seu cerébro. Não é mais necessário gastar uma baba em reais para interromper seus possíveis consumidores com sua propaganda. Ao invés disso crie um conteúdo notável, otimizado para mecanismos de busca, leitores RSS e sites de mídia social, publique esse conteúdo, divulgue-o na blogosfera e na midia social e meça o que está funcionando ou não.
Finalmente, acompanhe seu progresso. Como? É simples.
- Veja o número de sites que linkam seu site de volta. Cada vez que um site linka para você ele indica que seu site é notável, relevante. É como aquele papo de estradas em São Paulo e Tabatinga do artigo sobre Como ser Encontrado onde cada link é como uma nova estrada que leva as pessoas à sua cidade, habilitando mais e mais pessoas a encontrar seus produtos e serviços.
- Veja o número de vezes que seu site é marcado em serviços de Bookmark, como o Delicious , que em suma é igualzinho à ferramenta de Favoritos que você tem no seu browser, só que é online. Analisando o número de pessoas que marcam seu site em serviços como esse, é possível perceber se seu conteúdo está agradando ou não. Se ninguem está marcando você nos favoritos é hora de repensar sua proposta de valor . Se houver um aumento no número de bookmarks, isso significa que as pessoas cada vez mais acham seu conteúdo relevante e querem retornar à ele.
- Veja o número de páginas de seu site que estão sendo indexadas pelo Google e esteja pronto para ser servido numa bandeja como a notícia da hora para um buscador ansioso. Quanto mais páginas de seu site estiverem indexadas ao Google, maior a possibilidade de rankear para várias palavras -chave.
Aconselho uma ferramenta ótima para fazer essas medições: O Websitegrader, da Hubspot, que fornece todos esses números relativos ao seu web site, em relatórios gratuitos.
E vocês, como têm feito para gerar e distribuir seu conteúdo?
Grande abraço.
Semana que vem abordarei o tema : Como ser encontrado na Blogosfera. Até lá!
10 respostas para “Por quê o Conteúdo é REI?”
[…] pergunta deixada pelo autor do texto, Luiz Carlos Conte, é uma boa pedida para o nosso debate aqui no Mundo Iva. Conte-nos sobre a sua […]
[…] pergunta deixada pelo autor do texto, Luiz Carlos Conte, é uma boa pedida para o nosso debate aqui no Mundo Iva. Conte-nos sobre a sua […]
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[…] terceiro lugar contrate profissionais com habilidades na geração de conteúdo. Além do natural interesse que conteúdo relevante desperta nas pessoas, que o compartilham com […]
[…] Voltemos então, aos resultados Orgânicos (área 1) . Os resultados Orgânicos são baseados na geração de um conteúdo notável e na percepção, pelo Google, da página de maior valor para aquela determinada […]
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