PPC e Email-Marketing: Inbound ou Outbound?


Entendendo as características que fazem campanhas de email marketing e PPC serem classificadas como Inbound Marketing ou outbound marketing.

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Olá pessoal

Ano praticamente encerrado, semanas mais curtas e aqui seguimos a tendência: artigos curtos até 2011.

Hoje vou falar de um assunto que constantemente é suscitado em nosso blog, em fóruns especializados e até mesmo entre donos de agências que conhecemos:

Afinal, o Email Marketing e as campanhas PPC são inbound marketing ou outbound marketing?

Bom, de acordo com nossa experiência no dia a dia e  recentes estudos divulgados pelo Marketing Sherpa, podemos concluir que depende de como, onde e porque  utilizamos essas ações.

Já falamos anteriormente aqui sobre a diferença em SEO entre os resultados orgânicos e os resultados pagos de links patrocinados ( PPC) e não há dúvida da efetividade das ações de SEO on-page para aumentar a relevância e o ranking de um determinado website. Já aprendemos que resultados orgânicos demoram um pouco a oferecer resultados, mas uma vez bem feito, os links tornam-se permanentes.

No caso das campanhas de PPC a coisa é mais simples: Pagou, a campanha está no ar; parou de pagar, acabou o budget….já era. Outbound purinho!

 

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Mas existem duas  situações específicas onde podemos considerar o uso de campanhas PPC e classificá-las como estratégia de inbound marketing:

  • lançar uma campanha para entender e analisar quais keywords funcionam melhor, quais convertem mais e quais não são boas, para então usar esse conhecimento colocando as melhores keywordds em sua campanha de SEO on-page
  • uma campanha de lançamento de determinado produto/serviço que necessite rapidamente de MUITO tráfego e não possa esperar os meses necessários para gerar o tráfego necessário para o sucesso imediato da campanha

 

 

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No caso das campanhas de email, o cuidado maior é não sermos interpretados como Spam e aí, os dados levantados pela galera do Marketing Sherpa são concludentes:

  • 50 % das empresas que utilizam “bases alugadas”  obtém um ROI de até 10% de incremento- Outbound Marketing
  • 90% das empresas que utilizam sua própria base obtém um ROI acima de 45% – Inbound Marketing

E é isso pessoal, curto mas objetivo.

Desejamos à todos um Feliz Natal e que papai noel traga muitos leads e clientes para vocês!