O ROI (retorno sobre investimento) nas ações de mídia social. As métricas possíveis de serem monitoradas.
- roi da mídia social
Olá pessoal
Ao falarmos de mídias sociais geralmente encontramos uma vasta gama de experiências individuais daquelas pessoas que c0nhecemos, todo mundo tem uma opinião: nossos pares no trabalho, nossos amigos, nossa família, nossa própria experiência com o uso das mídias sociais em nosso dia a dia.
Mas quando o assunto é sobre a efetiva aplicação dessas ferramentas no dia a dia das empresas com o claro objetivo de aferir lucro em sua utilização, sempre pairou no ar a questão relacionada ao retorno sobre o investimento ROI das ações em mídia social. E depois de alguma pesquisa e observação , posso afirmar que, como em todas as áreas de nossa vida, a questão é de se saber “qual parafuso apertar!”.
Vivemos num tempo maravilhoso em que nunca mais teremos que aturar chefes e clientes que “acham” o tempo todo. Com o uso de ferramentas corretas, podemos responder à mais perguntas do que podemos formular. E neste artigo falarei rapidamente sobre quais perguntas devemos fazer para entendermos melhor nossa comunidade. Pensemos em 5 fatores:
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Alcançe
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Frequência e Tráfego
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Influência
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Conversões e transações
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Sustentabilidade
Alcance
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Até onde a história foi? Qual o número de links, número de twetts e RT, ou número de fãs no Facebook?
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Veja no o Yahoo!SiteExplorer para ver quantos inbound links apontam para a url em pauta.
- Utilize o WebsiteGrader para verificar a autoridade SEO da url.
- inbound links dão autoridade
Frequência e tráfego
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quantas visitas ? ( ver no Google analytics e veja o número de impressões no período)
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Se você estiver aumentando o seu tráfego e não estiver fazendo nenhuma ação comercial, com certeza é a Mídia Social. Compare quantas visitas tinha antes e quantas obteve após o início da campanha.
Influência
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As conversas estão relacionadas ao seu negócio? Sua proposta de valor é notável?
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As pessoas estão discutindo a questão ou só olhando, comentando etc?
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Se há influência, há grandes possibilidades de conversões e viralidade.
Conversões e transações
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As pessoas estão clicando em outras partes da página, desde o lançamento da peça viral?
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Estão fazendo o download que vc sugeriu?
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Vc está vendo aumentarem o número de transações? O Número de cadastros? E as vendas?
Sustentabilidade
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Quanto tempo os usuários ficarão com vc após a campanha ter se fixado em suas mentes?
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Eles realmente estão acompanhando vc ou seguiram em frente?
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Eles estão com vc durante a campanha ou te seguirão ao longo do tempo? Ou te abandonarão?
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Responda as perguntas:
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Quem é seu target?
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Onde ele está?
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O que estão falando de você? E da concorrência?
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Que ferramentas/serviços usar?
Verifique a Qualidade do Alcançe e da Influência –
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os usuários pensam em experimentar o produto após saberem de sua existência?
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A mensagem de vendas está atraindo ou repelindo consumidores?
Inicie e mergulhe de cabeça. Social Media é comprometimento de longo prazo com acompanhamento constante. Foque-se na sua comunidade sempre com a mentalidade de dar e receber. É o ganha ganha provado na prática.
E vocês, têm conseguido mensurar o resultado de seus esforços em mídia social?
Contem para gente.
Grande abraço.